Banca de DEFESA: LETÍCIA DE JESUS PEREIRA

DISCENTE: LETÍCIA DE JESUS PEREIRA
DATA: 12/09/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO EM IMPERATRIZ: UMA ANÁLISE A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO PERÍODO DE 2008 A 2021
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas Educacionais. Educação Especial. Pessoas com Deficiência. Inclusão Escolar.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação resulta da pesquisa sobre a inclusão de alunos com deficiência na rede pública municipal de ensino em Imperatriz e sobre o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Seu objetivo geral consiste em analisar o processo de implementação das Políticas Nacionais de Educação Especial destinado às pessoas com deficiência na rede pública municipal de Imperatriz, no período de 2008 a 2021. Como metodologia, adotou-se o materialismo histórico-dialético, já que se funda na compreensão crítica dos fenômenos, analisando as contradições existentes entre teoria (políticas públicas educacionais no âmbito normativo) e prática (execução ou implementação dessas políticas). Os tipos de pesquisa são documental, bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as políticas públicas educacionais, elaboradas na perspectiva inclusiva no âmbito nacional, são cumpridas pelo município em parte. A elaboração do PME representa um desses compromissos uma vez que, a partir do momento em que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008) entrou em vigor, todos os demais entes da federação deveriam adequar os seus documentos e práticas para inserir os alunos, públicos-alvo dessa modalidade de ensino, preferencialmente na rede regular, nas salas comuns. De outro lado, quanto à prática educacional, a pesquisa revelou que muitas vezes esses educandos continuam à margem do sistema, sem acesso à educação formal, tendo em vista que os currículos não os alcançam, não são adaptados a eles, o que se infere por meio de ausência de formações continuadas ofertadas aos professores da rede, mas também por certo descompromisso dos professores com os ideais inclusivistas.
Interno - 2093306 - FRANCISCA MELO AGAPITO
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA