Banca de DEFESA: JAINE SILVA SOUZA DE MORAES

DISCENTE: JAINE SILVA SOUZA DE MORAES
DATA: 05/09/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORAS EM UMA INSTITUIÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE IMPERATRIZ
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Criança. Educação Infantil. Formação leitora.
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta dissertação aborda sobre a leitura na Educação Infantil, o objeto de estudo delimita-se sobre as concepções de professoras acerca da leitura e das práticas pedagógicas que acontecem na rotina da Educação Infantil, no tocante à leitura, evidenciando como esse contexto impacta na formação da criança leitora. Nessa esteira, objetivou-se, neste estudo, analisar as concepções e práticas de leitura presentes em uma instituição de Educação Infantil da rede Pública Municipal de Imperatriz- MA, bem como as implicações dessas concepções e práticas no processo de desenvolvimento da capacidade leitora das crianças. Para tanto, o estudo privilegiou a Teoria Histórico-Cultural para analisar a leitura que se realiza no âmbito da educação da criança pequena, partindo do pressuposto de a criança precisa ser sujeito ativo na própria trajetória de leitora aprendiz e que o trabalho com a leitura, na Educação Infantil, não tem relação com o processo de decodificação dos signos ou aceleração da alfabetização escolarizada. Este estudo, ancorado na Teoria Histórico- Cultural, reflete que a qualidade da mediação da formação leitora e de todos os conhecimentos necessários para formação da criança pode ser garantida pela tarefa dos professores em observar as formas de aprendizagem da criança. Destacamos, assim, o brincar, o mundo lúdico, como a atividade principal a ser considerada na trajetória de formação leitora, uma vez que nessa atividade, a criança adquire elevados níveis de desenvolvimento (LEONTIEV, 2017). Metodologicamente, o estudo se desenvolveu por meio da abordagem qualitativa que permitiu a conjugação de diferentes técnicas para a coleta dos dados, como a técnica de observação participante do cotidiano das práticas pedagógicas realizadas junto às crianças, pelas professoras, e a entrevista semiestruturada, que trouxe para esta pesquisa as concepções de leitura das quatro professoras interlocutoras. A organização dos dados coletados para análise ocorreu pelo método hermenêutico-dialético (MINAYO,2014). Os dados revelam que a concepção de Paulo Freire, no que se refere à leitura, tem sido a mais presente, contudo, a pesquisa revelou uma visão eclética, um pouco de cada teoria. Diante disto, o estudo reflete a importância de inexistir, nesse contexto, a atitude de confundir ecletismo com versatilidade por parte dos professores. Os dados revelaram que diante da implementação da Base Nacional Comum Curricular, a escola em foco ainda permite autonomia, para que as professoras planejem práticas para formação da criança leitora, embora se tenha pressão por parte da Secretaria Municipal de Educação. O estudo aponta que a leitura vivenciada no âmbito da educação da criança pequena precisa revelar-se como atividade que oportuniza a vida e a comunicação, nisto, implica que a criança encontre sentido nesse fazer.
Externo à Instituição - BERTA LENI COSTA CARDOSO - UESB
Presidente - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA