Banca de DEFESA: LUCAS LUCENA OLIVEIRA

DISCENTE: LUCAS LUCENA OLIVEIRA
DATA: 12/09/2022
LOCAL: CCim
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOBRE POVOS INDÍGENAS: uma análise das concepções de estudantes e professores do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de Imperatriz
PALAVRAS-CHAVES: Representações. Culturas indígenas. Decolonialidade. Interculturalidade.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho traz como objeto de estudo as representações sobre povos indígenas a partir da análise das concepções de estudantes e professores de uma escola de ensino médio da rede estadual de Imperatriz. Objetivamos, ainda, identificar como a escola urbana representa os povos indígenas em suas práticas pedagógicas com os recursos didáticos disponibilizados e investigar a concepção que os participantes constroem em relação aos povos indígenas enquanto sujeitos históricos e culturais. Nesta perspectiva, fundamentamos nossos objetivos na abordagem qualitativa, por esta oportunizar a compreensão dos significados atribuídos pelos participantes em contextos específicos. Dessa forma, foram participantes da pesquisa cinco professores e doze alunos. Obtivemos como resultado a percepção de que, apesar do avanço representado pela aprovação da Lei n°. 11.645/08, as representações equivocadas ainda se mantêm e que há uma demanda por formação continuada para professores da rede pública. As análises confirmaram o papel estrutural do ambiente escolar na formação ideológica inferiorizante em relação aos povos indígenas. Identificamos, buscando atender aos objetivos específicos almejados, que a escola não conta com recursos didáticos suficientes, principalmente no que se refere aos livros didáticos, que ainda reproduzem as observações feitas pelos colonizadores, como apontado pelos professores.
Externo à Instituição - APARECIDA DE LARA LOPES DIAS - FEST
Interno - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO