Banca de DEFESA: MARIA ZILMA RODRIGUES SILVA

DISCENTE: MARIA ZILMA RODRIGUES SILVA
DATA: 13/09/2022
LOCAL: CCim
TÍTULO: ATUAÇÃO DO CENTRO DE CULTURA NEGRA - NEGRO COSME (CCN-NC) NA CIDADE DE IMPERATRIZ – MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Movimento Negro. Centro de Cultura Negra - Negro Cosme. Racismo.
ÁREA: Educação
RESUMO: O título desta pesquisa é “Atuação do Centro de Cultura Negra – Negro Cosme (CCN-NC) na cidade de Imperatriz – Maranhão”, o objetivo central da pesquisa é conhecer a História desta entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas para negros e negras em diversos espaços da sociedade com o propósito de combater o racismo. Desse modo, esse estudo traz como questões norteadoras: 1 Qual a contribuição do Movimento Negro na minha vida e formação acadêmica? Trata-se da minha história de vida, meu processo de construção como pesquisadora e militante do Movimento Negro. 2 Qual o panorama histórico do Movimento Negro brasileiro? Se refere há como se formaram a resistência negra antes da Abolição da escravatura, a formação e as fases do Movimento Negro no Brasil e o Movimento Negro no Maranhão. 3 Como o Centro de Cultura Negra-Negro Cosme (CCN-NC) atua na cidade de Imperatriz- Maranhão? Diz respeito as atividades desenvolvidas pelo Centro de Cultura Negra-Negro Cosme ao longo da sua existência e os desafios para continuar com esse trabalho de combate à discriminação racial. Em que a busca inicial foi traçar os objetivos: identificar a contribuição do Movimento Negro na minha vida e formação acadêmica; posteriormente analisar o panorama histórico do Movimento Negro brasileiro, e, por último, descrever como o Centro de Cultura Negra - Negro Cosme (CCN - NC) atua na cidade de Imperatriz- Maranhão. Para isso, nossa pesquisa está embasada nas contribuições de Nascimento (1978); Nascimento (2006); Almeida (2018); Gonzalez (1984); Santos (1984); Gomes (2012), Ribeiro (2019), Kilomba (2019), dentre outros/as autores/as e diversas obras correspondentes à nossa proposta. Para a efetivação do trabalho o caminho metodológico escolhido foi a partir da Pesquisa Autobiográfica em Educação trazendo nossa História de vida de pesquisadora, e também por meio da pesquisa documental em fontes orais, escrita e audiovisual como o Programa Prosa de Pret@, Estatuto do CCN - NC, Regimento da Editora Balaiada, documentos diversos de coleta de informação. A abordagem qualitativa centrada na dinâmica das relações sociais que busca compreender comportamentos com enfoque decolonial ou seja, na busca de uma descolonização do saber, visto que a maneira como a colonização da América e Brasil foram feitas deixaram marcas profundas que refletem no comportamento, no pensamento e na educação, e, tendo no Brasil a imposição eurocêntrica que silencia o povo negro no modo de produzir conhecimento, a dominação do pensamento colonial reflete até a atualidade. A relevância da pesquisa é social, pois está centrada na perspectiva de transformação na sociedade, na forma de organizar o saber, levando em consideração diversas vozes e aprendizagens. Nesta perspectiva buscamos descrever o que é o CCN - NC, uma entidade que desenvolve atividades de forma voluntária e que tem contribuído com o povo negro na sociedade imperatrizense. Como produto desta pesquisa apresentamos uma Cartilha Informativa da atuação do Centro de Cultura Negra - Negro Cosme, visando com isso, contribuir para que mais pessoas da comunidade em geral conheçam como tem trabalhado nos últimos vinte anos para combater o racismo.
Interno - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Presidente - 2337964 - HERLI DE SOUSA CARVALHO