Banca de DEFESA: WALLAKS LINICKER SILVA COSTA

DISCENTE: WALLAKS LINICKER SILVA COSTA
DATA: 27/10/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais. Ensino Fundamental. Imperatriz.
ÁREA: Educação
RESUMO: Nas últimas décadas ocorreu uma expansão das tecnologias digitais em todos os segmentos da sociedade, promovendo mudanças de hábitos e comportamento, a educação é uma área em que essas mudanças provocam constantes desafios. Considerando essa realidade, este estudo parte da seguinte questão: como se dá a integração das TDIC’s como recursos tecnológicos e didáticos, em duas escolas municipais do Ensino Fundamental, na cidade de Imperatriz – MA? O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os docentes da rede municipal da cidade de Imperatriz - MA, integram as tecnologias digitais da informação e comunicação nos anos finais do ensino fundamental. O estudo, de natureza qualitativa, se caracteriza como um Estudo de Caso múltiplo, realizado em duas escolas de rede municipal de ensino em Imperatriz - MA. Os instrumentos para coleta de dados escolhidos foram entrevistas com perguntas abertas e fechadas para dois professores da rede municipal de ensino em Imperatriz - MA e observação sistemática, não participante. Para análises dos dados foi utilizado o método da Análise de Conteúdo segundo, Bardin. Os dados indicam que embora haja várias ferramentas tecnológicas e estratégias metodológicas que possibilitam uma integração das TDICs em sala de aula, principalmente envolvendo jogos, há muitos desafios enfrentados para que as práticas docentes se efetivem nessa direção. Dentre esses desafios, destacamos a necessidade de acesso a uma internet de qualidade. A disponibilidade de mais dispositivos tecnológicos foi um ponto muito importante abordado pelos professores, pois a formação continuada ofertada ainda não contempla as demandas tecnológicas para uma educação realmente inovadora.
Presidente - 1878228 - HERIDAN DE JESUS GUTERRES PAVAO FERREIRA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA