Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: JAMES DEAN ALVES SOARES

2022-09-27 10:49:32.442

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES DEAN ALVES SOARES
DATA: 03/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CCim
TÍTULO: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS PARA O COMBATE AO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO: UMA EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE DEFESA DA VIDA E DOS DIREITOS HUMANOS CARMEN BASCARÁN (CDVDH/CB) EM AÇAILÂNDIA/MA
PALAVRAS-CHAVES: Práticas Educativas. Direitos Humanos. Trabalho Escravo Contemporâneo. Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán.
PÁGINAS: 126
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem por objeto de estudo as Práticas Educativas em Direitos Humanos para o Combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo a partir de experiências e da atuação do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDH/CB) no município de Açailândia/MA. Os objetivos são: dialogar sobre o conceito de escravidão e seus disfarces até os dias atuais; discutir a correlação entre a defesa dos Direitos Humanos e o combate ao Trabalho Escravo Contemporâneo no Brasil; apresentar o CDVDH/CB e suas ações para o enfrentamento ao Trabalho Escravo no Maranhão. Para alcançar estes, a pesquisa serviu-se de consultas bibliográficas enfatizando os processos sócio-históricos que atentam contra a dignidade humana por meio da pesquisa documental para coletar dados estatísticos a partir de documentos produzidos por Instituições que atuam no combate ao Trabalho Escravo e na defesa dos Direitos Humanos como o CDVDH/CB, Pastoral da Terra, Repórter Brasil, entrevistas, rodas de conversa com o público atendido pelos Centros Comunitários de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos da vila Bom Jardim e da Vila Ildemar enquanto lócus da pesquisa. Como método de investigação sirvo-me da pesquisa ação, visto que o foco se encontra em um fenômeno contemporâneo inserido em um contexto social, e por acreditar que a produção do conhecimento se dá de forma compartilhada, na interatividade coletiva entre os colaboradores do ambiente pesquisado e o pesquisador. Como produto deste trabalho, a produção de um Caderno Pedagógico acreditando que por meio deste, seja possível contribuir com o processo de sensibilização por meio de informações sobre os Direitos Humanos e os riscos do Trabalho Escravo e assim impactar os sujeitos dos lócus da pesquisa bem como a comunidade em geral.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2069921 - DIMAS DOS REIS RIBEIRO
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo ao Programa - 1702717 - FLAVIA DE ALMEIDA MOURA
Externo ao Programa - 2018917 - SAVIO JOSE DIAS RODRIGUES
Co-orientador - 2586234 - WITEMBERGUE GOMES ZAPAROLI

fim do conteúdo