Banca de DEFESA: JAIRA RUAMA OLIVEIRA DE SOUSA VIEIRA

DISCENTE: JAIRA RUAMA OLIVEIRA DE SOUSA VIEIRA
DATA: 06/10/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: diálogos e reflexões em uma escola pública da cidade de João Lisboa-MA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Direitos Humanos. Conscientização Sociopolítica. Cotidiano escolar. Escola-espaço protetivo.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação tem por objeto a Educação em Direitos Humanos e suas possibilidades de efetivação em uma escola pública da rede municipal de ensino, a partir do que está descrito no Projeto Político Pedagógico e da perspectiva dos profissionais da educação que ali atuam, evidenciando como os direitos humanos se apresentam no documento orientador de suas práticas educacionais e nas falas e percepções dos sujeitos da pesquisa. O estudo foi desenvolvido em uma instituição municipal de ensino fundamental da cidade de João Lisboa – MA, especificamente durante o turno em que funcionam os anos iniciais. Considerou-se as perspectivas de cada um dos sujeitos envolvidos na oferta e promoção da educação nesta etapa de ensino, diante da temática dos direitos humanos, sua conceituação teórica e aplicação prática para a efetivação da escola como um espaço protetivo e formativo, no qual se imbricam as categorias da conscientização sociopolítica e a compreensão da Educação em Direitos Humanos como elemento formativo essencial para uma educação crítica e libertadora. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, que se desdobrou em pesquisa de campo e levantamento bibliográfico, e sua base epistemológica está pautada em uma teoria crítica da realidade, alinhada com o materialismo histórico- dialético. A análise da educação, enquanto direito e política pública, dos direitos humanos e da conscientização sociopolítica é feita a partir da compreensão da interculturalidade crítica. Os dados foram gerados utilizando como instrumentos a observação sistemática e rodas de conversa, e analisados a partir de uma perspectiva discursiva, pela importância que o contexto social tem sobre os sentidos e as percepções que os sujeitos trazem em seus discursos. Como resultado foi possível identificar que, na escola pesquisada, é mínimo o lugar dos Direitos Humanos e inexistente a discussão das temáticas relacionadas a esses direitos. Embora os sujeitos reconheçam sua importância, a implementação da EDH encontra obstáculos estruturais, a partir do sistema de ensino que não os fomenta pela falta de formação na área, seja inicial ou continuada; obstáculos humanos, pois, com a falta de formação e de apoio pedagógico, os profissionais da educação acabam realizando apenas as tarefas educativas comuns e restritivamente conteudistas, sem uma prática mais significativa e transformadora; e obstáculos na gestão, pois há um distanciamento daquilo que é descrito no PPP da escola e o que foi observado no cotidiano e descrito pelos profissionais que participaram da pesquisa, resultando em uma prática escolar que não alarga os espaços de discussão, participação e transformação, e tornando o cotidiano escolar, que deveria ser vivo e dinâmico, em algo coisificado e mecânico. Foi possível identificar, ainda, que a temática de Direitos Humanos não é reconhecida quando concretizada, mesmo dentro da escola, ressaltando que os conhecimentos sobre a temática são incipientes e insuficientes para uma efetiva implementação. Por fim, conclui-se que os direitos humanos têm um lugar limitado no cotidiano da escola pesquisada e que há necessidade de ampliação desses espaços para a construção de uma prática educativa transformadora.
Externo à Instituição - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS - UFPA
Presidente - 2561518 - KARLA BIANCA FREITAS DE SOUZA MONTEIRO