Banca de DEFESA: BEATRIZ CARNEIRO ALENCAR

DISCENTE: BEATRIZ CARNEIRO ALENCAR
DATA: 06/10/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: A COLEÇÃO INDIQUE DA AÇÃO EDUCATIVA COMO POLÍTICA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: as influências da relação público-privada na qualidade educacional
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade. Autoavaliação Institucional. Relação público-privado. Coleção Indique.
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente dissertação, intitulada “A Coleção Indique da Ação Educativa como Política de Autoavaliação Institucional: as influências da relação público-privada na qualidade educacional”, tem como objeto de estudo a Coleção de Indicadores da Qualidade da Educação (Indique), visando a analisar em que medida o Indique, enquanto ação decorrente da relação público-privada no campo da autoavaliação, promove uma cultura de participação na educação. Abordou-se, para tanto, a constituição histórica do conceito de Qualidade, sua relação com a Avaliação da Educação, e a sistemática de avaliação educacional no sistema de ensino brasileiro. O presente estudo objetiva ainda conceituar a autoavaliação institucional como mecanismo de participação e de melhoria na qualidade da educação, analisar a influência da relação público-privada na formulação das políticas educacionais brasileiras, e analisar os documentos que compõem a Coleção Indique para a Educação Básica, com foco sobre o princípio de participação. Logo, adota-se como procedimento teórico-metodológico o desenvolvimento de uma linha de pesquisa qualitativa, que perpassa por uma extensa pesquisa bibliográfica, bem como a análise documental dos documentos da coleção. A partir das análises realizadas, constatou-se que: i. a Coleção Indique da Ação Educativa integra um conjunto de estratégias quanto à propagação de metodologias e instrumentos padronizados e replicáveis que são fruto da relação público-privada, sob a “função ideológica” de encobrir a capacidade do Estado de arcar com as políticas sociais e gerar aceitação da sociedade, enquanto se efetiva o processo de desresponsabilização do Estado para com os direitos sociais que lhes são atribuídos constitucionalmente; ii. a Coleção Indique configura-se como um esforço da Ação Educativa em fornecer metodologias de autoavaliação a todas as etapas da educação básica, visto que, com linguagem clara e didática, os instrumentos são estruturados sob dimensões, indicadores e questões que dão base para toda a condução da autoavaliação institucional, desde as orientações iniciais e discussões sob o conceito de qualidade, até a construção do plano de ações, divulgação dos resultados e encaminhamento de questões às Secretarias de Educação, para contribuição junto aos planos municipais e/ou estaduais de educação; iii. apesar de a coleção Indique possuir uma considerável potencialidade na materialização e operacionalização da autoavaliação institucional, há de se considerar que a consolidação de uma cultura de participação está para além da realização da presença ou mobilização da comunidade escolar para a autoavaliação, envolvendo o cotidiano escolar, a tomada de decisões e o respeito à autonomia e às particularidades do contexto escolar. Sob essa lógica, conclui-se que são muitos os esforços e influências da relação público-privada na formulação das políticas públicas educacionais, inclusive no campo da autoavaliação, uma vez que o respeito à democratização, autonomia e participação configuram-se como um forte percurso para alcance da melhoria na qualidade educacional.
Presidente - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Interno - 2223570 - FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO DE ALMADA