Banca de DEFESA: CLARA WEINNA MOURA DANTAS

DISCENTE: CLARA WEINNA MOURA DANTAS
DATA: 14/12/2022
LOCAL: CCIm
TÍTULO: PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA – PDDE: UMA ANÁLISE ACERCA DAS IMPLICAÇÕES NA GESTÃO ESCOLAR DO ENSINO PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ/MA
PALAVRAS-CHAVES: Programa Dinheiro Direto na Escola. Gestão Democrática. Educação.
ÁREA: Educação
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola e suas repercussões para o ensino público do município de Imperatriz/MA. Especificamente, busca-se compreender quais as implicações do PDDE na Gestão Democrática, para isso foram realizados estudos do programa em questão, bem como da gestão democrática afim de que os dados coletados trouxessem informações quanto os reflexos advindos doPDDE. Esta pesquisa faz uso do método epistemológico do materialismo dialético, se caracterizando como qualitativa, vez que essa foi a forma de análise dos dados. Outrossim, o uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo estão presentes nessa construção, sendo os instrumentos e as técnicas que foram utilizadas, respectivamente, tanto a entrevista semiestruturada e a análise documental. A análise dos dados conta com a técnica da análise de conteúdo. O locus de pesquisa realizado foi de uma escola de pequeno porte, em um dos bairros da cidade de Imperatriz/MA, no qual foi possível analisar como o PDDE se desenvolve sob a perspectiva da gestão democrática. Dentre os resultados apurados no decorrer da coleta e análise dos dados, foi de que o PDDE embora seja uma política pública que tem auxiliado financeiramente a escola, ainda não se pode afirmar que a gestão democrática de fato é exercida de forma participativa por parte da comunidade escolar, tendo em vista várias dificuldades encontradas e apontadas no presente trabalho.
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA
Presidente - 2351021 - CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE