Banca de DEFESA: LEIDIANE SOUSA LIMA FERNANDES

DISCENTE: LEIDIANE SOUSA LIMA FERNANDES
DATA: 16/12/2022
LOCAL: CCIM
TÍTULO: O PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI): DESAFIOS E IMPASSES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ - MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Superior. Democratização da Educação Superior. Programa Universidade para todos.
ÁREA: Educação
RESUMO: A partir da década de 1990 há uma mudança na estrutura organizacional da Educação Superior sob influência de organismos internacionais que reorientam a prática de políticas públicas e um novo modelo de Educação Superior. Neste contexto, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as formas de contribuição social e educacional, a partir da institucionalização do ProUni, levando em consideração as contradições provenientes dos aspectos históricos e políticos da Educação Superior, com ênfase no papel do Estado na adoção de políticas públicas referentes ao processo de democratização da Educação Superior em nível de Graduação no município de Imperatriz/MA. Deste modo, é apresentado o contexto histórico da Educação Superior brasileira, desde as suas primeiras iniciativas até o período militar, com ênfase nas contradições para a democratização do ensino superior para as camadas populares. Estende-se a discussão a partir da reforma do Estado brasileiro, apontando o ideário neoliberal como fio condutor neste processo de mudança e na institucionalização de políticas públicas educacionais, sobretudo na Educação Superior, incluindo a política no ProUni. Contextualiza o ProUni em três aspectos distintos e, conduz um panorama no contexto de Imperatriz/MA, tomando como base as contribuições de seus bolsistas. Como enfoque metodológico, o trabalho esforça-se na busca de atender a uma abordagem do materialismo histórico-dialético. Foi adotado a pesquisa qualitativa e quantitativa como complementaridade na busca do entendimento do ProUni no município de Imperatriz/MA. Considerando a constituição do trabalho, o ProUni em Imperatriz, contribuiu para o processo de expansão das vagas, alinhada com a ampliação do número de instituições e cursos a partir dos anos 2000. Além disso, a necessidade de políticas públicas que venham ao encontro em atender a permanência de estudantes na educação superior é iminente. Pensar a democratização do ensino superior sob o tripé acesso- permanência e sucesso é o grande desafio das políticas educacionais do ensino superior em um país historicamente excluído.
Externo ao Programa - 1563443 - ANGELO RODRIGO BIANCHINI
Interno - 824.330.623-49 - ANTONIO ALVES FERREIRA