Banca de QUALIFICAÇÃO: DAIANY SANTOS SILVA

DISCENTE: DAIANY SANTOS SILVA
DATA: 27/04/2023
LOCAL: CCIM
TÍTULO: A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DE DISCENTES CANHOTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma discussão no contexto das escolas vimarenses
PALAVRAS-CHAVES: Canhotismo. Lateralidade. Inclusão Educacional.
ÁREA: Educação
RESUMO: Perpetuou-se, durante muito tempo, algumas crenças em relação à pessoa canhota pertencer às forças do mal ou estar atrelada ao negativo. Houve época na qual os pais orientavam as crianças, logo cedo, a controlarem o uso da mão direita em vez da esquerda, tanto para uso de objetos, como para se alimentar. Em se tratando do ambiente escolar, o canhotismo tem ocasionado algumas dificuldades, seja no tocante ao conforto ao sentar-se, até o desenvolvimento da escrita. Desse modo, objetiva-se neste trabalho analisar de que modo as escolas em Guimarães, em especial no nível de ensino fundamental, anos finais, têm possibilitado a inclusão e a construção da identidade de escolares canhotos, no contexto do processo de ensino e de aprendizagem. A metodologia é organizada por uma pesquisa de campo que, segundo Marconi e Lakatos (2017), permite ao investigador mais proximidade com os sujeitos da pesquisa. A abordagem é qualitativa, descrita por Gil (2010) como aquela que não foca em quantificar, mas toma como base interpretações da realidade social, sem se ater ao levantamento de números. Como instrumento de coleta de dados escolheu-se a entrevista semiestruturada que segundo Fonseca (2002) permite maior flexibilidade de respostas dos entrevistados e maior compreensão sobre a investigação proposta. As considerações parciais têm mostrado até aqui que há ações tímidas sobre o canhotismo em Guimarães. Algumas docentes se mostram preocupadas, mas sem evidenciar, na prática, o que faz, como faz e o que agrega nesse cenário. Os estudantes têm também seguido um processo no qual não entendem ainda, de forma completa a importância de a comunidade escolar os perceberem, para que possam assim dispor dos recursos que são necessários. Em muitos momentos se mostraram sem problemas com o fato de serem canhotos, mas mostraram que ter carteiras ou algum material, poderia ser bem-vindo. As escolas ainda não possuem os materiais adaptados e as metodologias ainda não são alinhadas considerando essa especificidade, no entanto pode ser que no desenvolvimento completo da pesquisa outras perspectivas possam surgir.
Externo ao Programa - 3286898 - CANDIDA HELENA LOPES ALVES
Externo ao Programa - 1356212 - CARLOS SANTOS LEAL