Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIKON GEOVANE OLIVEIRA VILA NOVA

DATA: 04/07/2023
LOCAL: CCIM
TÍTULO: O jornal maranhense “O Archivo” (1846): fonte para o ensino de História
PALAVRAS-CHAVES: Diálogo. História e Imprensa. Construção. Conhecimento Histórico.
ÁREA: Educação
RESUMO: Este texto tem como objetivo apresentar as etapas e resultados alcançados com a oficina “O jornal maranhense ‘O Archivo’ (1846) como fonte para o ensino de História. Foi eleita a escola particular “Espaço da Sabedoria”, em João Lisboa – Maranhão e a oficina foi realizada com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, período vespertino. Buscamos por meio da análise do jornal “O Archivo”, de 1846, trabalhar com os alunos alguns aspectos da história da impressa, especialmente a maranhense, sobre alguns eventos noticiados no referido jornal que revelam elementos do contexto histórico, político ou socioeconômico vivenciado nesse período da década de 1850 e, ainda, a discussão do jornal enquanto fonte. Para tanto, inicialmente, realizamos leituras de autores que abordam a imprensa durante o século XIX e o jornal enquanto fonte para o ensino de História para termos a criação de uma base teórica. A partir desse estudo, realizamos uma oficina sobre o referido jornal destacando-o como fonte para o ensino de História no Ensino Fundamental. Na oficina, os discentes puderam compreender o processo de construção do conhecimento histórico de forma teórico-prática e, acima de tudo, didática e prazerosa.
Interno - 2146601 - BETANIA OLIVEIRA BARROSO
Externo à Instituição - CHRISTIANNI CARDOSO MORAIS - UFSJ