Banca de DEFESA: LORRANY FONTENELE MORAES DA SILVA

DISCENTE: LORRANY FONTENELE MORAES DA SILVA
DATA: 29/04/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ptd-enpn-xir
TÍTULO: ANÁLISE DE CONTEÚDO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM PERFUSÃO TISSULAR PERIFÉRICA INFICAZ EM PACIENTES COM PÉ DIABÉTICO
PALAVRAS-CHAVES: Estudos de Validação. Diagnóstico de enfermagem. Pé diabético.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: O Diabetes mellitus é uma afecção crônica que pode levar o paciente a desenvolver vários tipos de complicações vasculares, uma delas é o pé diabético que se caracteriza pela presença de úlceras, infecção e destruição de tecidos nos membros inferiores. Este agravo pode incapacitar o indivíduo e gerar grandes impactos socioeconômicos. O presente estudo teve a finalidade de analisar o conteúdo do diagnóstico de enfermagem Perfusão tissular periférica ineficaz (PTPI) em pacientes com pé diabético a partir de uma Teoria de Médio Alcance (TMA). Essa teoria corresponde a um conjunto de ideias que busca relacionar um número reduzido de conceitos e proposições claramente definidos para minimizar as lacunas no conhecimento e oferecer uma assistência de qualidade. Trata-se de um estudo metodológico composto por duas etapas: elaboração de uma TMA e análise de conteúdo por juízes. A primeira etapa foi desenvolvida seguindo os passos da revisão integrativa da literatura com uma ampla busca nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE, PUBMED e CINAHL. Foram utilizados os descritores angiopatias diabéticas, diabetes mellitus, pé diabético, neuropatia diabética e doença arterial periférica nos idiomas inglês e português. Foram selecionados 28 estudos que fundamentaram a construção da TMA acerca dos fatores etiológicos e indicadores clínicos do diagnóstico de enfermagem estudado. Esses elementos foram embasados na Teoria das Necessidades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Com auxílio do material obtido foi possível identificar 12 fatores etiológicos e 22 indicadores clínicos, elaborar definições conceituais e operacionais de cada elemento, construir um pictograma com as possíveis relações entre esses componentes e estabelecer oito proposições e suas relações causais. A segunda etapa consistiu na análise de conteúdo dos componentes do diagnóstico encontrados na primeira etapa. Os juízes foram enfermeiros com experiência clínica/teórica/pesquisa com a temática diabetes e/ou com diagnósticos de enfermagem. Estes julgaram os fatores etiológicos e indicadores clínicos, bem como, suas definições conceituais e operacionais, quanto os critérios de relevância, clareza e precisão, sendo considerados significantes os itens que apresentaram valor p >0,05 e Índice de Validade de Conteúdo (IVC) ≥ 0,90. Todos os 12 fatores etiológicos analisados foram considerados relevantes para a identificação diagnóstica, entretanto, cinco apresentaram inconsistências quanto a clareza e/ou precisão de suas definições operacionais, necessitando de ajustes. Quanto aos 22 indicadores clínicos avaliados, apenas o indicador A cor não volta a perna quando esta é baixada após 1 minuto de sua elevação não foi considerado relevante, pois apesar de ter apresentado valor p significativo, o IVC foi <0,9, o mesmo ocorreu para o indicador e Pé frio, entretanto, foi referente a precisão de sua definição operacional. Portanto, esse estudo contribuiu para embasar a prática profissional do enfermeiro, por meio da identificação precoce de fatores etiológicos e indicadores clínicos voltados para a população com pé diabético e como proposta sugerir à taxonomia da NANDA-I a inclusão de novas características definidoras e fatores relacionados para o diagnóstico PTPI para se ter uma inferência diagnóstica mais robusta, e assim, proporcionar benefícios para a população por meio de uma assistência direcionada e eficaz.
Interno - 2586239 - ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS COSTA
Externo ao Programa - 1738299 - FRANCISCA ALINE ARRAIS SAMPAIO SANTOS