Banca de DEFESA: LIVIA FERNANDA SIQUEIRA SANTOS

DISCENTE: LIVIA FERNANDA SIQUEIRA SANTOS
DATA: 12/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/esw-yyos-zio
TÍTULO: ASPECTOS CLÍNICOEPIDEMIOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA COINFECÇÃO TUBERCULOSE/HIV EM MUNICÍPIO DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Tuberculose. Infecções por HIV. Coinfecção. Epidemiologia. Análise Espacial.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: Investigações científicas relacionadas à coinfecção tuberculose/HIV vêm sendo estimuladas por serem importantes instrumentos para vigilância dos casos e detecção de falhas por parte dos sistemas e dos serviços de saúde. Nesse sentido, objetivou-se analisar os aspectos clínico-epidemiológicos da coinfecção tuberculose/HIV e sua distribuição espacial em Imperatriz (MA). Trata-se de um estudo ecológico com medidas distintas de análise, realizado com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, relativos aos casos de tuberculose associados ao agravo HIV, registrados entre janeiro de 2006 e dezembro de 2017. Os dados foram coletados em janeiro de 2020 junto ao Serviço de Vigilância em Saúde da Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz. Foram determinadas as taxas de prevalência da coinfecção a cada ano e a média para o período, e, a análise de tendência foi realizada por meio da regressão de Prais-Winsten. Realizou-se análise descritiva das variáveis sociodemográficas e clínico-epidemiológicas em relação ao desfecho (teste anti-HIV), e, para a identificação dos fatores associados à coinfecção, modelos de regressão de Poisson foram processados por meio do software Statistical Package for Social Sciences, versão 24.0, fixando nível de significância a 5%, sendo determinadas as razões de prevalências e os respectivos intervalos de confiança de 95%. Procedeu-se à geocodificação dos casos por meio do software TerraView, versão 4.2.2, e da ferramenta Batch Geocode. Foram feitas análises de Kernel e varredura espacial, e os mapas foram confeccionados no software ArcGis 10.5. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão sob parecer 2.159.911. Foram registrados junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação 947 casos de tuberculose, dos quais 394 (41,6%) não realizaram o teste anti-HIV, 52 (5,5%) encontravam-se com teste em andamento, e 501 (52,9%) realizaram o teste; destes, 73 (14,6%) apresentaram-se positivos para HIV. A prevalência da coinfecção variou de 41,7% em 2006 a 7,1%, em 2017, com média de 20,0%, e apresentou tendência decrescente ao longo do período. As variáveis sexo masculino, zona urbana, entrada por recidiva e encerramento por abandono do tratamento permaneceram associadas à coinfecção (p<0,05). Verificou-se que a distribuição espacial dos casos foi heterogênea, variando de 0,00 a 5,74 casos/km2, mostrando-se restrita à zona urbana do cenário, e a análise de varredura detectou dois aglomerados espaciais de alto risco relativo estatisticamente significantes (p<0,005) em setores censitários da parte central, com dispersão para áreas periféricas, caracterizadas por se apresentarem em expansão territorial, com elevada densidade populacional e marcantes desigualdades socioespaciais. Tais achados suscitam a necessidade de implementação de medidas efetivas por parte da gestão pública e dos sistemas e serviços de saúde, para redução das desigualdades sociais e realização de capacitações permanentes dos profissionais de saúde, tanto para o manejo clínico, como para atualização dos sistema de registro e informação, além de articulações intersetoriais dos programas de tuberculose e HIV, na tentativa de aproximação das metas de eliminação de ambos os agravos pactuadas pelos órgãos competentes de saúde.
Externo ao Programa - 1786820 - HAMILTON LEANDRO PINTO DE ANDRADE
Presidente - 2278498 - MARCELINO SANTOS NETO