Banca de DEFESA: LAISE SOUSA SIQUEIRA

DISCENTE: LAISE SOUSA SIQUEIRA
DATA: 14/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/zsq-wozw-qgd
TÍTULO: AUTOEFICÁCIA EM AMAMENTAR NO PUERPÉRIO IMEDIATO: FATORES ASSOCIADOS E INTERVENÇÃO EDUCATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Aleitamento Materno. Autoeficácia. Puerpério. Saúde Materno-Infantil. Educação em Saúde.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A promoção do aleitamento materno é a intervenção de saúde pública mais custo-efetiva e umas das estratégias prioritárias para redução da mortalidade infantil em todo o mundo. Pesquisas que envolvam estratégias participativas voltadas para as mulheres que amamentam por meio de tecnologia educacional podem contribuir para ampliar o cuidado as nutrizes e a seus filhos, como uma extensão da assistência da maternidade, principalmente no sentido de apoiá-las em diferentes âmbitos, como o emocional e educacional. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar fatores associados à autoeficácia em amamentar e intervenção educativa no pós-parto imediato em maternidade de referência à saúde materno infantil do nordeste brasileiro. Proposta de investigação foi dividida em duas vertentes metodológicas, sendo a primeira com delineamento transversal e a segunda constituída de um estudo quaseexperimental de modelo pré-teste/pós-teste com grupo autocontrolado. Foram incluídas no estudo mulheres acima de 18 anos de idade, em pós-parto imediato, internadas no alojamento conjunto e em prática de aleitamento materno exclusivo. A seleção das mulheres ocorreu por conveniência e a coleta de dados foi realizada entre os meses de janeiro a março de 2021 por meio de entrevistas e intervenção educativa realizada individualmente. As amostras foram constituídas de 240 puérperas para o delineamento transversal e 120 para estudo quaseexperimental. Na primeira etapa, relativa ao delineamento transversal foram coletados dados sociodemográficos, antecedentes obstétricos e dados da gestação atual e puerpério imediato, além de aplicada a Breastfeeding Self- Efficacy Scale – Short Form (BSES-SF), com previsão média de duração de 20 minutos. Na etapa fase, referente à intervenção, foi desenvolvida uma atividade educativa coletiva com o auxílio do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho”, mama amiga e boneco de bebê, além da entrega do folder do Ministério da Saúde da campanha sobre AM de 2019 com o tema, “Amamentação - incentive a família, alimente vida”. E na terceira etapa, referente ainda à intervenção educativa, a escala BSES-SF foi reaplicada após 24 horas. Para avaliar possíveis associações entre a autoeficácia e as variáveis sob investigação, foram utilizados modelos de regressão logística simples e múltiplos para estimar as Razões de Chances, com intervalos de confiança de 95%, e com nível de significância de 5%. Comparouse o antes e depois para cada questão do instrumento por meio do teste não paramétrico de Wilcoxon Pareado 5% de significância. A maioria das entrevistadas apresentou alta autoeficácia em amamentar. Idade de 26 a 35 e maior que 36 anos, casadas e/ou em união estável, sem vínculo empregatício, ter amamentado na 1ª hora de vida do RN, receber orientação sobre amamentação na UBS e leite materno para o RN na maternidade foram fatores associados à alta autoeficácia em amamentar (p<0,05). Observou-se que a intervenção educativa se mostrou eficaz quanto a autoeficácia em amamentar, elevando-se os escores de todos os itens avaliados, sobretudo os relacionados à técnica de amamentar, à adaptação ao contexto social, à motivação e satisfação, e à pega correta. Os achados denotam que a autoeficácia em amamentar é um aspecto passível de mudança, sendo necessário acompanhamento durante todo o período da amamentação para que esta se mantenha em níveis elevados e, aquelas com baixa autoeficácia possam melhorar esses índices e favorecer a amamentação.
Presidente - 550813 - FLORIACY STABNOW SANTOS
Externo ao Programa - 2765261 - IOLANDA GRAEPP FONTOURA