Banca de DEFESA: RAIDANES BARROS BARROSO

DISCENTE: RAIDANES BARROS BARROSO
DATA: 28/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mft-dsqx-wgs
TÍTULO: EFEITO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA A REDUÇÃO DE PESO EM ADOLESCENTES NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia Educacional; Atenção Primária à Saúde; Saúde do Adolescente; Sobrepeso; Obesidade.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: Introdução: O excesso de peso aumentou progressivamente nos adolescentes, devido ao consumo elevado de alimentos processados, diminuição no consumo de frutas e vegetais, e sedentarismo. A incorporação de tecnologias educacionais, que previnam agravos e promovam a saúde desses jovens pode colaborar para sensibilizá-los a adesão de hábitos saudáveis, sendo, a atenção primária a saúde propícia à realização de intervenções. Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa para a redução de peso em adolescentes na atenção primária à saúde. Método: Estudo quase experimental, autocontrolado, do tipo antes e depois, desenvolvido entre novembro de 2020 e julho 2021, em três Unidades Básicas de Saúde do município de Imperatriz - MA. A amostra incluiu 12 adolescentes por conveniência, seguindo critérios de elegibilidade, a saber: idade entre 10 e 19 anos, ambos os sexos e excesso de peso no escore z entre +1 e +3, conforme indicador IMC por idade. A coleta dos dados envolveu três etapas: 1. Pré teste, os adolescentes responderam questões sobre características sociais e econômica, hábitos alimentares e prática de atividade física, em um questionário semiestruturado, e foram mensuradas as medidas antropométricas, antes da intervenção; 2. Intervenção, que ocorreu em cinco encontros semanais nos quais foram abordados os temas alimentação e prática de atividade física, através de aula expositiva-dialogada, oficinas e roda de conversa; 3. Pós teste, os adolescentes foram novamente mensurados nos parâmetros antropométricos e responderam sobre as questões indagadas antes da intervenção, com a finalidade de observar se houve no grupo alguma mudança nos conhecimentos e hábitos alimentares, e intenção para mudança de comportamento no quesito atividade física e nas medidas antropométricas. Na análise dos dados foram comparadas as medidas antropométricas, de pressão arterial, conhecimento geral sobre alimentação e nível de atividade física, antes e após a intervenção, utilizando testes T de Student e Wilcoxon Pareado. Foram avaliados os hábitos alimentares e nível de conhecimento no pré e pós testes, através dos testes de McNemar e de McNemar-Bowker. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (75%), com média de idade de 12,5 anos (DP± 1,6). A análise do estado nutricional dos adolescentes com excesso de peso, segundo escores-z do IMC para idade, não revelou mudanças relevantes após a intervenção, nos quesitos sobrepeso (83,3% - 75%) e obesidade (16,6% - 16,6%). Houve correlação positiva entre pressão arterial sistólica e estatura (p=0,01), e entre pressão arterial diastólica e peso (p=0,04), pregas abdominais (p=0,05) e suprailíaca (p=0,02). A avaliação dos hábitos alimentares após a intervenção educativa, não evidenciou mudança estatisticamente significante. Houve aumento de 63% no conhecimento geral dos adolescentes acerca da alimentação, após a intervenção. Não houve significância estatística sobre intenção para mudança no comportamento de atividade física, após a intervenção. Conclusão: A intervenção educativa para a redução de peso em adolescentes na atenção primária à saúde evidenciou aumento no consumo diário de frutas, e nos conhecimentos geral sobre alimentação e doenças relacionadas à alimentação inadequada. Ademais, após a intervenção, não houve mudanças no comportamento dos adolescentes quanto à prática de atividade física e nos parâmetros antropométricos.
Presidente - 2586239 - ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS COSTA
Externo ao Programa - 2569601 - FRANCISCA JACINTA FEITOZA DE OLIVEIRA