Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA DOS SANTOS BRITO

2022-05-26 10:17:00.389

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA DOS SANTOS BRITO
DATA: 31/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/edc-wpwr-ccb
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA OPERACIONALIZAÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19 NOS MUNICÍPIOS DE IMPERATRIZ E SÃO LUÍS- MA
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Atenção Primária à Saúde; Primary Care Assessment Tool; PCATool; Avaliação de Serviços de Saúde.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: O presente estudo avaliou a operacionalização da Atenção Primária à Saúde frente à pandemia da COVID-19, segundo os atributos do PCATool-Brasil, na perspectiva de usuários, e profissionais de saúde médicos e enfermeiros. Estudo transversal realizado com 843 usuários e 99 profissionais de Unidades Básica de Saúde no município de Imperatriz e na capital São Luís, no estado Maranhão, que estiveram em atendimentos casos COVID-19 no período entre julho de 2020 a maio de 2021. Os dados foram coletados no período de dezembro de 2020 a janeiro de 2022 junto ao Secretária de Vigilância Epidemiológica do Maranhão, com auxílio do instrumento adaptado Primary Care Assessment Tool (PCATool) versão para usuários adultos e profissionais médicos e enfermeiros. Realizou-se análise descritiva das variáveis sociodemográficas e clínicas em relação ao perfil dos participantes. Para distribuição da normalidade das variáveis foi utilizado o Teste de Kolmogorov-Smirnov. Com base nos resultados foi aplicado o teste de Mann-Whitney e adotado um nível de significância de 5% (p < 0,05) sendo determinadas os respectivos intervalos de confiança de 95%. Os dados foram processados por meio do software Statistical Package for Social Sciences, versão 24.0. Foi calculado o escore para cada atributo sendo transformados em escala de 0 a 10 de acordo com o PCATool em Alto desempenho (≥ 6,6) ou Baixo desempenho (<6,6). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão sob parecer 4.256.677. O Escore Essencial da APS atribuído pelos usuários foi de 4,52 e de médicos e enfermeiros 6,54. O Escore Geral atribuído por usuários foi 4,89, e de médicos e enfermeiros 6,66. Na avaliação dos usuários, apenas o componente Sistema de Informação do atributo Coordenação da atenção alcançou escore alto de desempenho, com valores de 7,50 para Imperatriz e 7,60 em São Luís. Na perspectivas dos profissionais médicos e enfermeiros, o atributo essencial Acesso de Primeiro Contato obteve o menor escore geral com média 5,22. Os atributos Coordenação da atenção, no componente Integração de cuidado, e a Orientação comunitária foram atribuídos como baixo desempenho nos dois cenários de investigação. Quando comparados os escores dos atributos de profissionais e usuários, foi encontrado associação estatística (p-valor<0,001) na avaliação dos dois grupos quanto a ao desempenho para os atributos da APS: Longitudinalidade, Coordenação da atenção, Integralidade, Orientação Familiar. Desse modo, este estudo evidenciou que existe uma diferença importante da percepção quanto a operacionalização da APS entre os profissionais e o os usuários.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1983120 - LIVIA MAIA PASCOAL
Interno - 2278498 - MARCELINO SANTOS NETO
Externo à Instituição - FRANCISCA ELISANGELA TEIXEIRA LIMA - UFC

fim do conteúdo