Banca de QUALIFICAÇÃO: MATEUS DANTAS TORRES

DISCENTE: MATEUS DANTAS TORRES
DATA: 15/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/yjs-guwg-tns
TÍTULO: Dislipidemia e fatores associados em pacientes dispépticos com indicação ao exame de endoscopia digestiva alta
PALAVRAS-CHAVES: Dislipidemia; Helicobacter pylori; Dispepsia; Perfil lipídico.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A dislipidemia é caracterizada pela alteração dos níveis lipídicos nos níveis plasmáticos. A H. pylori pode provocar alterações no apetite que consequentemente prejudicam na absorção de lipídios. Os mecanismos possíveis envolvidos entre esta associação é ativação da cascata de coagulação, aceleração da aterosclerose mimetismo entre H. pylori e etítopos do hospedeiros, provocando distúrbios autoimune e diferenciação no perfil lipídico. Em média, metade da população mundial esteja infectada pela Helicobacter pylori, adquirida principalmente na infância. Entretanto, a prevalência da infecção varia entre diferentes regiões, com maiores taxas nos países em desenvolvimento em relação aos desenvolvidos. Os mecanismos envolvidos no desenvolvimento das doenças gástricas relacionadas à infeção por H. pylori dependem de fatores internos e externos desde fatores bacterianos genéticos aos fatores ambientais. Alguns fatores do hospedeiro podem influenciar a patogênese da infecção por H. pylori, como condições socioeconômicas e comportamentos de risco. Desta forma, objetivou-se Identificar o perfil lipídico em pacientes com sintomas dispépticos atendidos em um serviço público de endoscopia. Estudo realizado de outubro de 2021 a janeiro de 2023, em um serviço público de endoscopia, em Imperatriz, Maranhão. As informações sobre fatores socioeconômicos foram coletadas por meio de formulário semiestruturado de forma eletrônica em um aplicativo de celular, aplicado na sala de espera do serviço. As características clínicas e diagnósticos endoscópicos foram obtidas nos prontuários dos pacientes. A coleta de exames laboratoriais foram realizadas por participantes treinados da pesquisas e encaminhado ao laboratório de análises clínicas. Para verificar a associação entre as variáveis, aplicou-se o teste qui quadrado de Pearson (nível de significância de p<0,05), cujo efeito foi medido pela razão de chance. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal do Maranhão, conforme parecer no 1.304.308. Foram incluídos no estudo 94 pacientes dispépticos com indicação para realização de Endoscopia Digestiva Alta, na qual identificou-se níveis mais elevados de triglicerídeos e VLDL nos pacientes com escolaridade ≤8 anos (TG 180,6 mg/dL) em comparação aos que possuem mais anos de estudo >8 anos (p=0,008), assim como os níveis de (VLDL 35,3 mg/dL) em ≤8 anos (p=0,009). Os niveis de TG e VLDL também foram mais elevados em tabagistas (194,6 mg/dL) em comparação aos não tabagistas (p=0,02), e os níveis de VLDL maior em tabagistas (38,3 mg/dL) em comparação aos não fumantes (p=0,02). Os pacientes dispépticos que apresentam IMC >25 possuem maiores médias de valores de triglicerídeos (120,9 mg/dL, p=0,001), além de possuírem maiores níveis de VLDL (32,7 mg/dL, p=0,001). Verificou-se que os pacientes que possuem o diagnóstico de Pangastrite apresentaram menores níveis de LDL (102,1 mg/dL) em comparação aos diagnosticados com esta afecção gástrica (p=0,045). Conclui-se portanto que pacientes dispépticos que tiveram menor nível de escolaridade e fumantes tinham niveis mais elevados de TG e VLDL, já os indivíduos com alteração de IMC possuem maiores níveis de TG e VLDL. Os pacientes com diagnóstico de pangastrite possuem níveis mais elevados de LDL.
Interno - 2278498 - MARCELINO SANTOS NETO
Externo à Instituição - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO - FIOCRUZ