Banca de DEFESA: MÉRCIA MACHADO ARAÚJO LIMA

DISCENTE: MÉRCIA MACHADO ARAÚJO LIMA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/fnv-ayuq-xup
TÍTULO: Avaliação da atividade antioxidante e fotoprotetora de mesocarpo de babaçu Attalea speciosa
PALAVRAS-CHAVES: filtro solar; radiação UV; fotodano; cosméticos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A radiação utravioleta tem papel fundamental em processos fisiológicos dos mais variados organismos vivos. Entretanto, dados da Organização Mundial de saúde vêm alertando sobre os riscos cada vez mais crescentes da exposição solar exacerbada, como o desenvolvimento de processos inflamatórios, fotoenvelhecimento e até melanomas. A fim de se evitar a ocorrência destes distúrbios faz-se necessária a adoção de medidas preventivas através do uso de acessórios e fotoproteção tópica. Apesar de fundamentais, os filtros solares disponíveis no mercado têm apresentado cada vez mais efeitos colaterais dado ao seu potencial de absorção cutânea e geração de metabólitos tóxicos. Nesse sentido se torna importante a busca por alternativas para reduzir estes riscos, como por exemplo a inserção de produtos de origem natural ás fotoformulações já existentes, devido a seu baixo potencial de ocorrência de citotoxicidade e capacidade de proteger os fotoprotetores sintéticos, da fotodegradação. Como exemplo, trazemos o presente estudo com o emprego de mesocarpo de babaçu, tendo como objetivo avaliar a atividade antioxidante e fotoprotetora de seus extratos. Para os ensaios foram preparados extrato aquoso (EAB) e hidroalcóolico (EHB), que foram fracionados com solventes de polaridades crescentes. Os extratos e frações sofreram determinação de compostos fenólicos e antocianidinas, usando Folin Cicateau e o ensaio de Vanilina HCL, já a atividade antioxidante, in vitro dos extratos foi avaliada através do radical DPPH e ABTS, a identificação da composição química se deu por CLAE e foram realizadas também análises espectrofotométricas de absorção no ultravioleta-visível (UV-Vis) e ensaio de fotoproteção in vitro segundo a reação de Mansur (1986). EHB apresentou relevante atividade antioxidante e acentuada ação fotoprotetora, sendo seu perfil químico analisado pela CLAE onde detectou-se epicatequinas e antocianidinas. O extrato apresenta margem de segurança aceitável, pois no teste de citotoxicidade permitiu elevada viabilidade celular nos tipos ceulares testados. Entretanto, apesar deste estudo ter demonstrado forte atividade antioxidante e fotoprotetora, as substâncias antioxidantes isoladas até o momento não são responsáveis por esse comportamento se fazendo necessários mais estudos acerca de caracterização química a fim de isolar os compostos responsáveis pelo efeito fotoprotetor, bem como acerca de estabilidade e toxicidade, pois este pode ser, no futuro, um recurso para o desenvolvimento de cosméticos com foco na fotoproteção mais seguros e eficientes.
Presidente - 2116833 - ARAMYS SILVA DOS REIS
Externo ao Programa - 2886713 - CARLOS ALEXANDRE HOLANDA