Banca de DEFESA: ROBSON MARIANO OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: ROBSON MARIANO OLIVEIRA SILVA
DATA: 30/03/2023
LOCAL: https://meet.google.com/pao-udku-cky
TÍTULO: ÓBITOS POR SUICÍDIO NO MARANHÃO: TENDÊNCIA, FATORES ASSOCIADOS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL
PALAVRAS-CHAVES: Suicídio; Maranhão; Análise Espacial; Epidemiologia.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: O suicídio é um fenômeno complexo e multideterminado, e é um problema de saúde pública mundial. O Brasil encontra-se entre os dez países líderes em números absolutos de suicídio e o Nordeste com destaque na elevação das taxas de mortes autoprovocadas nos últimos anos. No entanto, o suicídio tem obstáculos que dificultam a conscientização, prevenção e levantamento de dados acerca do assunto, sendo importante a realização de estudos epidemiológicos para prever cenários e os possíveis fatores que alteram seu comportamento, possibilitando compreender a vulnerabilidade dos grupos populacionais e fornecer informações relevantes para a vigilância. Portanto, objetiva-se analisar os aspectos epidemiológicos, espaciais e temporais dos óbitos por suicídio no Maranhão no período de 2011 a 2021. Trata-se de estudo ecológico de séries temporais, com medidas distintas de análises. Foram coletando dados dos óbitos por suicídio, a partir do Sistema de Informação de Mortalidade do Maranhão (SIM), no período de 1o de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2021. Realizou-se a estatística descritiva das variáveis de contexto epidemiológico e para avaliar a associação entre características epidemiológicas do suicídio e o desfecho óbito, foram utilizados modelos de regressão logística simples e múltiplos, sendo expressas as razões de chances. Foram calculadas, por unidades regionais de saúde (URS), as taxas de mortalidade anual para o período. A análise de tendência da mortalidade foi processada utilizando-se regressões de Prais-Winsten. Essas análises foram realizadas via software SPSS 24.0. Para distribuir espacialmente as taxas de mortalidade, efetuou-se a análise espacial de área e a análise autocorrelação espacial foi realizada por meio do Índice de Moran Global e Local (LISA) via software GeoDa versão 3.16.2, agrupada em quadriênios: 2010-2013, 2014-2017, 2018-2021. Os mapas temáticos foram elaborados no QGIS 3.22.7. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o parecer no 5.384.011. Foram notificados 3452 óbitos por suicídio. Deste os municípios de São Luís e Imperatriz tiveram as maiores notificações (437 e 182, respectivamente). Predominância dos óbitos foram indivíduos do sexo masculino (81,1%), com faixa etária entre 20 e 29 anos (27,1%), pardos (73,1%), sem companheiro (64,9%), com escolaridade de 4 a 7 anos (31,8%) e local de ocorrência no domicílio (59%). As taxas de mortalidade por suicídio variaram de 3,3 ocorrências por 100 mil habitantes em 2010, a 5,3 ocorrências em 2021, apresentando tendência crescente ao longo dos anos. As faixas etárias de 20 a 29 anos e ≥ 40 a 49 anos, ser indígena, possui escolaridade superior < 4 anos e predominância do óbito no domicílio foram fatores de risco para óbitos por suicídio desse estudo. A distribuição espacial das taxas, permitiu identificar os municípios que apresentava alta taxas de ocorrências nos triênios analisados, e o padrão espacial localizado na porção Sul Maranhense. A análise de Moran Global indicou autocorrelação positiva sistemática, e na análise de Moran Local foram identificados cluster significativos. Esses achados suscitam a necessidade de intensificação das estratégias de monitoramento e prevenção do suicídio, fortalecendo os avanços dos programas prevenção dentro do estado, além da oferta de capacitações permanentes para os profissionais envolvidos na gestão do cuidado.
Presidente - 2569991 - LEONARDO HUNALDO DOS SANTOS
Co-orientador - 2278498 - MARCELINO SANTOS NETO