Banca de DEFESA: MATEUS DANTAS TORRES

DISCENTE: MATEUS DANTAS TORRES
DATA: 28/04/2023
LOCAL: https://meet.google.com/mje-gzsj-sfu
TÍTULO: PERFIL LIPÍDICO E FATORES ASSOCIADOS EM PACIENTES DISPÉPTICOS COM INDICAÇÃO AO EXAME DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA
PALAVRAS-CHAVES: Dislipidemia; Helicobacter pylori; Dispepsia; Perfil lipídico.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A dislipidemia é caracterizada pela alteração a nível metabólico dos lipídios circulantes no plasma sanguíneo. Os perfis lipídicos alterados acarretam no aparecimento e complicações de doenças cardiovasculares, como Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e Aterosclerose. Além das alterações gástricas causadas pela H. pylori, novos estudos apontam sua associação com doenças extra gástricas, incluindo a dislipidemia. A associação da H.pylori com a dislipidemia ainda não está completamente elucidada e os estudos ainda são controversos. Desta forma, objetivou-se identificar o perfil lipídico e associa-lo a infecção por H. pylori em pacientes dispépticos com indicação ao exame de endoscopia digestiva alta. Trata-se de ume estudo transversal realizado de outubro de 2021 a janeiro de 2023, em um serviço público de endoscopia, em Imperatriz, Maranhão. As informações sobre fatores socioeconômicos foram coletadas por meio de formulário semiestruturado de forma eletrônica em um aplicativo de celular, aplicado na sala de espera do serviço. As características clínicas e diagnósticos endoscópicos foram obtidas nos prontuários dos pacientes. A coleta de exames laboratoriais foram realizadas por participantes treinados da pesquisas e encaminhado ao laboratório de análises clínicas. Os pacientes foram divididos em quatro grupos, na qual o Grupo 1 são os pacientes com dislipidemia, grupo 2 infectados pela H. pylori, grupo 3 foram os com dislipidemia e infecção por Helicobacter pylori e o grupo 4 foram os pacients saudáveis. A presente pesquisa foi previamente submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e aprovada sob parecer Nº 3.212.699. Foram analisados 100 pacientes com sintomas dispépticos atendidos em um serviço público de endoscopia. Observou-se que a maioria era do sexo feminino (73%), estudaram mais de oito anos (62%), casados (62%), renda mensal inferior a um salário mínimo (67%), não etilistas (63%), não tabagistas (77%) e não praticavam atividade física (63%). A idade variou entre 18 e 82 anos, com média de idade de 43,8 (desvio padrão de 15,4). Observou-se que a dislipidemia estava presente em 36% e a infecção por Helicobacter pylori em 34% entre os pacientes dispépticos analisados. Identificou-se níveis mais elevados de TG (média= 187,5; p=0,013) e VLDL (média= 37; p= 0,012) no sexo masculino e melhores níveis de HDL em pacientes do sexo feminino (média =54,2; p= 0,015). Os pacientes com mais de 44 anos de idade obtiveram maiores médias de TG (média= 183,11; p= 0,002), CT (média= 207,2; p <0,001), LDL (média= 120,2; p=0,002) e VLDL (média= 34,8; p= 0,001). Os pacientes com escolaridade menor que oito anos tiveram níveis mais altos de TG (média= 180,6; p= 0,009), CT (média= 195,9; p=0,007) e VLDL (média= 35,3; p= 0,007). Os tabagistas obtiveram níveis mais altos de CT (média= 191,2 e p= 0,025), assim como de VLDL (média= 37,6; p= 0,027). Os pacientes que apresentaram IMC maior que 25 kg/m² apresentaram maiores médias de TG (média=164,4; p= 0,003) e VLDL (média= 32,1; p=0,003). As pessoas com alteração na circunferência de pescoço tinham maiores médias de TG (média=162,5 e p= 0,045). As pessoas com alteração da pressão arterial sistêmica apresentaram níveis plasmáticos de VLDL aumentados (média 32,4; p= 0,001). Os pacientes dispépticos com alteração da circunferência de cintura possuíam alteração dos níveis de CT (média=165,9; p= 0,001) e VLDL (média= 32,4; p=- 0,001). Ao analisar os pacientes dispépticos infectados pela H.pylori observou-se que 73,5% não apresentaram dislipidemia e a maioria mostrou níveis séricos de LDL, HDL, TG, CT sem alterações.Todos os grupos apresentaram associação significativa com HDL, CT, VLDL e TG. O IMC e a CC apresentaram associação com todos os grupos.Verificou-se maior frequência de alterações nos parâmetros antropométrico de IMC, CP, CC e pressão arterial sistêmica entre os pacientes dispépticos infectados pela Helicobacter pylori.O estudo evidenciou que os pacientes dispépticos do sexo masculino possuíam maiores níveis de TG e VLDL, as pessoas que tinham idade maior que 44 anos maiores alterações do TG, CT, LDL e VLDL. Os tabagistas níveis mais altos de CT e VLDL.
Interno - 2278498 - MARCELINO SANTOS NETO
Externo à Instituição - MARCIO FLAVIO MOURA DE ARAUJO - FIOCRUZ