Banca de DEFESA: RODOLFO JOSÉ DE OLIVEIRA MOREIRA

DISCENTE: RODOLFO JOSÉ DE OLIVEIRA MOREIRA
DATA: 26/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/ute-yvtz-cvh
TÍTULO: ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA HANSENÍASE EM MENORES DE 15 ANOS NO ESTADO DO MARANHÃO
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Epidemiologia; Fatores de Risco; Análise Espacial
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que evolui de forma lenta e progressiva, podendo ocasionar deformidades e incapacidades físicas. Sua ocorrência em menores de 15 anos indica a exposição precoce ao agente etiológico, indicando que o local de convívio desta criança possui um número de casos elevados, a transmissão ativa na sociedade e uma infecção vigente. Nesse contexto objetivou-se analisar os aspectos clínicos-epidemiológicos e a distribuição espacial da hanseníase em menores de 15 anos no estado do Maranhão. Trata-se de um estudo Ecológico e com medidas distintas de análises utilizando dados secundários coletados em 05/11/2022 provenientes de notificações compulsórias disponíveis na Coordenação Estadual de do programa de controle da Hanseníase no período de 2010 a 2021. Foram incluídos todos os casos novos de hanseníase em menores de 15 anos por município de residência do estado do Maranhão. Realizou-se a estatística descritiva traçando assim o perfil clínico-epidemiológico da hanseníase em menores de 15 anos no estado do Maranhão. Foram estimadas as taxas de incidência do coeficiênte de casos novos de hanseníase em menores de 15 anos para cada ano e por Unidade Regional de Saúde (URS) do Maranhão e também para o estado, e posteriormente efetuou-se a análise de tendência do indicador através da regressão de Prais-Winsten. Para identificação dos fatores associados à classificação operacional multibacilar (MB) foram utilizados modelos de regressão logística univariada, multivariada e razões de chances (odds ratio) por meio do software IBM SPSS, considerando 5% de significância. As taxas de incidência foram divididas em 3 quadriênios (2010 a 1013; 2014 a 2017; 2018 a 2021) por meio de incidência acumulada, distribuídas e representadas espacialmente em mapas, produzidos no software Qgis versão 3.16.2. Para realizar a análise espacial dos dados foi utilizado o Índice Global de Moran Global e Moran Local (LISA) através do software GeoDa versão 3.16.2. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o parecer nº 5.433.112. Foram analisados 3.834 casos novos de hanseníase em menores de 15 anos. Quanto ao perfil clínico-epidemiológico, as variáveis sexo masculino (54,02%), idade de 10 a 14 anos (63,82%), raça cor parda (69,54%), residir em zona urbana (72,93%), classe operacional no diagnóstico MB (56,60%), ter de 1 a 5 contatos registrados (70,76%), ter examinado de 1 a 5 contatos (67,01%), ter de 1 a 5 lesões (68,21%), ausência de episódio reacional (71,94%), grau 0 de comprometimento neural no diagnóstico (73,40%), nenhum nervo afetado no diagnóstico (56,60%) e alta como tipo de saída (84,74%) destacaram-se como maioria dos casos. A maior proporção dos casos se apresentou com indivíduos com escolaridade de 5 a 8 anos de estudo (39,62%), forma clínica dimorfa (44,26%), modo de detecção como demanda espontânea (43,64%) e por encaminhamento (35,94%). A tendência da incidência do coeficiente de detecção anual apresentou-se decrescente no estado do Maranhão e em 8 URS, mantendo-se estável nas demais. Os fatores associados à classificação operacional MB que apresentaram significância estatística: idade de 10 a 14 anos, sexo masculino, residir em zona não urbana, ter apresentado episódio reacional, ter 2 ou mais nervos afetados e apresentar incapacidade física. A análise espacial apresentou autocorrelação espacial positiva do coeficiente de detecção anual pelo Índice Global de Moran nos 3 quadriênios. Na análise de Moran Local (LISA) apresentou significância e municípios alto-alto também nos 3 quadriênios. Esse estudo apresentou características sociodemográficas e clinico-operacionais para a hanseníase em menores de 15 anos no estado do Maranhão, demonstrou a tendência da incidência decrescente no estado e em 8 URS e estável nas demais, são fatores associados à classificação operacional MB em menores de 15 anos a idade de 10 a 14 anos, sexo masculino, residir em zona não urbana, ter apresentado episódio reacional, ter 2 ou mais nervos afetados e apresentar incapacidade física e que existe uma autocorrelação positiva do coeficiente de detecção anual e a presença de clusters no estado.
Presidente - 2569991 - LEONARDO HUNALDO DOS SANTOS
Co-orientador - 2278498 - MARCELINO SANTOS NETO