Banca de DEFESA: THAMYRES FREITAS FERNANDES

DISCENTE: THAMYRES FREITAS FERNANDES
DATA: 30/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/rkk-hhfj-vgk
TÍTULO: SÍNTESE VERDE DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA COM Marsypianthes chamaedrys (Vahl) Kuntze E SUAS ATIVIDADES ANTIBACTERIANAS
PALAVRAS-CHAVES: Lamiaceae. Compostos fenólicos. Flavonoides. Staphylococcus aureus. Pseudomonas aeruginosa.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: Produtos de origens naturais vem sendo utilizados em tratamentos de afecções de pele, e tem demonstrado grande potencial até mesmo contra microrganismos multirresistentes. Marsypianthes chamaedrys (Vahl) Kuntze é uma planta da família Lamiaceae com uso alimentício e medicinal. Esta espécie tem demonstrado rica composição química e atividade anti-inflamatória, bem como atividade antioxidante in vitro. Nanopartículas de prata são compostos de tamanho nanométricos que vem sendo pesquisadas e utilizadas em formulações cosméticas e fármacos principalmente por apresentarem atividade antibacteriana. Este trabalho avaliou o perfil químico e atividade antibacteriana de Marsypianthes chamaedrys (Vahl) Kuntze frente as bactérias Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa e sintetizou nanopartículas de prata utilizando o método de síntese verde. No primeiro capítulo foi realizado uma revisão integrativa sobre a utilização de plantas da família Lamiaceae no tratamento de afecções de pele causadas por microrganismos. Os resultados mostram que a família de plantas apresenta importante atividade e tem como marcador químico o ácido rosmarínico e cafeico, ambos responsáveis por tal resultado. No Segundo capítulo foi realizada a extração da parte aérea em etanol e o fracionamento por partição do extrato etanólico seguindo ordem crescente de polaridade, hexano, diclorometano e acetato de etila. Em seguida foram obtidos o perfil químico e atividade antibacteriana do extrato e frações de M. chamaedrys. As frações de maiores polaridades apresentaram teores elevados de fenóis e flavonoides. A análise de espectrometria de massas revelou a presença de dezoito compostos, sendo catorze ácidos fenólicos, dois flavonoides e dois ácidos graxos na fração em diclorometano. A fração em diclorometano apresentou a maior concentração de flavonoides totais e foi a única amostra a apresentar atividade antibacteriana contra Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeroginosa, bactérias causadoras de afecções de pele. Para potencializar a atividade antibacteriana de M. chamaedrys, foram sintetizadas nanopartículas de prata. O extrato de M. chamaedrys foi usado como agente redutor, produzindo partículas com formato esférico, estrutura cristalina e tamanho inferior a cem nanômetros. As nanopartículas de prata apresentaram elevado efeito bactericida contra ambas as bactérias e baixa citotoxicidade em macrófagos RAW 264.7. Os resultados deste estudo demonstram o potencial biossintético de M. chamaedrys na síntese de nanopartículas de prata para uso terapêutico, sendo a fração em diclorometano a mais ativa contra as bactérias Staphylococcus aureus. Pseudomonas aeruginosa. O método de síntese verde é uma alternativa promissora para a produção de nanopartículas de prata com baixa toxicidade e potencial antibacteriano, podendo-se sugerir uma opção promissora ao desenvolvimento de fito formulações contra afecções de pele causadas por bactéria de interesse clínico.
Presidente - 2393488 - QUELI CRISTINA FIDELIS
Externo ao Programa - 2072376 - REGINA MARIA MENDES OLIVEIRA