Banca de DEFESA: HELLYANGELA BERTALHA BLASCOVICH

DISCENTE: HELLYANGELA BERTALHA BLASCOVICH
DATA: 31/05/2023
LOCAL: https://meet.google.com/yhc-ymuu-fxi
TÍTULO: INTRAVASCULAR LASER IRRADIATION OF BLOOD (ILIB) MODIFICADO NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE ÚLCERA EM PÉ DIABÉTICO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
PALAVRAS-CHAVES: Bioestimulação a Laser; Úlcera Diabética do Pé; Cicatrização
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: As úlceras em pé diabético constituem um problema de saúde pública mundial, podendo levar a amputação do membro inferior, devido aos prejuízos no processo de cicatrização ocasionados por fatores como inflamação prolongada e estresse oxidativo. Assim, o Intravascular Laser Irradiation of Blood (ILIB) surge como uma possibilidade terapêutica devido sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Portanto, objetivou-se avaliar a eficácia da ação fotobiomoduladora da Intravascular Laser Irradiation of Blood (ILIB) modificado, no processo de cicatrização de úlceras em pacientes com pé diabético. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, controlado, uni-cego, desenvolvido em centro único no ambulatório do Pé diabético do Hospital Municipal de Imperatriz. A amostra foi composta por 14 participantes, distribuídos igualmente, de forma aleatória, em dois grupos: grupo controle (GC), que utilizou tratamento padrão do local do estudo e grupo experimental (GILIB) que associou ao tratamento padrão a aplicação de ILIB modificado, com potência 100mW, comprimento de onda de 660nm, com 10 aplicações no total. Foram coletados dados sociodemográficos, clínicos, registro fotográfico das úlceras e avaliação da área, medida da profundidade e análise dos aspectos clínicos das úlceras com auxílio de 14 indicadores do resultado de enfermagem (NOC) Cicatrização de feridas: segunda intenção. Estas informações foram coletadas em três momentos (D1, D5, D12) do protocolo do estudo que durou 12 dias consecutivos. Análises hematológicas e bioquímicas foram realizadas no início (D1) e fim do estudo (D12). Os dados foram analisados estatisticamente com um intervalo de confiança de 95% e nível de significância de 5% (p≤ 0,05). Estudo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos (n°5.219.607) com Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3v7mrsq). A amostra, em ambos os grupos, apresentou predomínio do sexo masculino, raça parda, com baixa escolaridade, idade entre 56 e 60 anos. O tempo médio de surgimento da úlcera no GILIB foi de 12 (±8,0) meses e de 7,7 (±7,3) meses no GC, localizadas principalmente na face plantar, e classificadas, predominantemente, em grau 1 e estágio A (classificação da Universidade do Texas), em ambos os grupos. Observou-se redução da área média da úlcera no GILIB, na análise intragrupo (p=0,02), enquanto no GC ocorreu aumento da área média da úlcera (p=0,23). Os indicadores NOC com melhores resultados no processo de reparação tecidual do GILIB foram Eritema na pele ao redor da lesão (p=<0,001), Inflamação da ferida (p=<0,001), Edema perilesão (p=0,05), Pele macerada (p=<0,001), enquanto no GC destacaram-se Descolamento sob as bordas da ferida (p=0,03) e Odor desagradável na ferida (p=0,01). O indicador granulação obteve diferença significativa entre os grupos, porém, sem observar melhora em ambos. Os demais indicadores não apresentaram diferença significativa entre os grupos. Quanto os parâmetros hematológicos e bioquímicos, no GILIB verificou-se aumento dos bastonetes, neutrófilos e redução de plaquetas e LDL, estatisticamente significativo em relação ao GC. Conclui-se, portanto, que o ILIB modificado aplicado em indivíduos com úlcera em pé diabético promoveu redução da área total da úlcera, alterações nos indicadores clínicos da NOC e alterações hematológicas e bioquímicas.
Interno - 2586239 - ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS COSTA
Externo ao Programa - 1738299 - FRANCISCA ALINE ARRAIS SAMPAIO SANTOS