Banca de QUALIFICAÇÃO: KELCIO PEREIRA MIRANDA

2023-11-28 08:41:11.646

DISCENTE: KELCIO PEREIRA MIRANDA
DATA: 29/11/2023
LOCAL: Universidade Federal do Maranhão - Unidade Bom Jesus e link https://meet.google.com/zbt-qhog-jfw
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BEBIDA FERMENTADA TIPO KOMBUCHA UTILIZANDO PRÓPOLIS VERMELHA BRASILEIRA E MEL COM PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES E ANTIBACTERIANAS
PALAVRAS-CHAVES: Própolis vermelha; Kombucha; antioxidante, antibacteriana.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A kombucha tradicional é uma bebida adocicada e fermentada por uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY), utilizando chá preto ou chá verde (Camellia sinensis) como substrato. Estudos têm associado o consumo regular de kombucha a benefícios a saúde. Essas atividades terapêuticas estão relacionadas à sua composição química, destacando-se os compostos fenólicos presentes nos substratos e aos metabolitos secundários gerados durante o processo de fermentação. Dentre os efeitos terapêuticos atribuídos ao consumo de kombucha, destacam-se suas propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antidiabéticas e hepatoprotetoras. Embora novos substratos tenham sido explorados para aprimorar as características da bebida, até o presente momento não há registros de estudos que tenham investigado o uso de própolis, um produto apícola derivado de resinas vegetais com atividade antioxidante e antimicrobiana, e mel como substratos na produção de kombucha. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar uma bebida inovador e funcional tipo kombucha utilizando própolis vermelha brasileira e mel como substratos. O primeiro capítulo apresenta a composição química, a concentração de fenólicos totais, flavonoides e atividades biológicas da própolis vermelha amazônica (PVAM) e da própolis vermelha do Nordeste brasileiro (PVNE). A análise por cromatografia líquida de alta eficiência revelou que a principal classe química da PVAM é composta por isoflavonoides, destacando a isoflavona calicosina como seu marcador químico. Para a PVNE a isoflavona formononetina foi predominante, juntamente com as benzofenonas polipreniladas. Além disso, os extratos das própolis apresentaram elevada concentração de compostos fenólicos, atividade antioxidante frente ao radical DPPH e inibiram o crescimento de Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans pelo método de halo de inibição; no entanto, não inibiram Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa. No segundo capítulo do estudo, estabeleceramse as condições de produção, caracterização química e avaliação das propriedades antioxidantes e antibacterianas da bebida tipo kombucha. As condições ideais de produção foram obtidas com um período de fermentação de 7 a 10 dias, empregando concentrações de própolis variando entre 2% e 4%, juntamente com 10% de mel como substrato. As bebidas resultantes apresentaram concentrações de compostos fenólicos de 101,64 e 140,02 mg EAG/g, e para flavonoides de 7,75 e 21,35 mg EQ/g, respectivamente para PVAM e a PVNE. A caracterização química das bebidas revelou a presença dos marcadores químicos identificados nas respectivas própolis utilizadas. Além disso, as bebidas demonstraram atividade antioxidante com concentração efetiva (CE50) de 47,09 µg/mL para PVNE e 85,37 µg/mL para PVAM. Vale ressaltar que tanto as bebidas quanto as própolis demonstraram capacidade de inibição apenas em relação às bactérias Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans. Os resultados obtidos enfatizam o potencial dessas kombuchas elaboradas com própolis vermelha e mel como substratos promissores para a produção de bebidas funcionais.
Presidente - 2061562 - RICHARD PEREIRA DUTRA
Interno - 2393488 - QUELI CRISTINA FIDELIS