Banca de QUALIFICAÇÃO: PAMELA RIOLI RIOS BUSSINGUER

2024-03-04 14:37:28.002

DISCENTE: PAMELA RIOLI RIOS BUSSINGUER
DATA: 04/03/2024
LOCAL: UFMA, Unidade Bom Jesus, Sala de Conferência e link: https://meet.google.com/kch-uxkd-exp
TÍTULO: LEISHMANIOSE TEGUMENTAR: ASPECTOS CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICOS E ANÁLISE ESPACIAL NO ESTADO DO MARANHÃO (2011 – 2022)
PALAVRAS-CHAVES: Leishmaniose Cutânea. Incidência. Epidemiologia. Fatores Associados. Doença Negligenciada. Análise Espacial.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: A Leishmaniose Tegumentar constitui-se como uma doença reemergente, com novos surtos relatados em todo o mundo, configurando um crescente problema de saúde pública com repercussão nos setores econômicos e sociais devido à sua escala e consequências na saúde humana, além compor o grupo de doenças negligenciadas. Nesse sentido, objetivou-se analisar os aspectos clínico-epidemiológicos e a distribuição espacial da Leishmaniose Tegumentar no Estado do Maranhão no período de 2011 a 2022. Trata-se de um estudo ecológico e de séries temporais, com dados fornecidos pela Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Maranhão, contidos no Sistema Nacional de Agravos de Notificação-SINAN, por meio da Superintendência de Epidemiologia e Controle de Doenças. Realizou-se a análise descritiva das características sociodemográficas e clínico-epidemiológicas dos casos notificados. Foram determinadas as taxas de incidência para cada ano e município das Unidades Regionais de Saúde, e posteriormente efetuou-se a análise de tendência, por meio da regressão de Prais-Winsten. Para identificação dos fatores associados aos casos novos, foram utilizados modelos de regressão logística simples e múltiplas e razões de chances (odds ratio) por meio do software Statistical Package for Social Sciences, considerando 5% de significância. As taxas de incidência foram distribuídas e representadas espacialmente em mapas, produzidos no software Qgis versão 3.22.3, a partir das quais os municípios foram classificados, de acordo com pontos de cortes adotados pela Organização Pan-Americana de Saúde. Para analisar a dependência espacial dos dados, foi utilizado análise de Moran Global e Moran Local utilizando o software GeoDa versão 1.22. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com o parecer no 6.323.264. Foram notificados 20.804 casos de LT, sendo 16.468 novos e 156 descartados por mudança de diagnóstico, totalizando 16.312 notificações válidas. A LT afetou principalmente o gênero masculino (70,75%), pardos (71,62%), faixa etária entre 20 a 59 anos (63,97%), residentes na zona rural (58,55%) e com baixa escolaridade - analfabetos ou com ensino fundamental incompleto (47,58%). A forma clínica mais comum foi a cutânea (96,80%), diagnosticada em 77,69% dos casos por critérios laboratoriais. A maioria dos casos (72,21%) não apresentou infecção por HIV, e 78,07% dos pacientes evoluíram para cura. Houve 0,05% de óbitos por LT, e em 18,60% dos registros essa informação não foi disponibilizada. A incidência de LT variou de 41,24 casos por 100 mil habitantes em 2011, a 26,24 casos por 100 mil habitantes em 2022, apresentando tendência decrescente ao longo dos anos e a presença de autocorrelação espacial positiva entre as taxas de incidência nos municípios maranhenses, conforme evidenciado pelo Índice de Moran Global. A análise de clusters de risco alto-alto através do método de Moran Local revelou padrões de agrupamento espacial dos casos de LT em diferentes quadriênios. A regressão logística univariada e multivariada identificou fatores associados à forma mucosa da LT, incluindo faixa etária, sexo, coinfecção com HIV e resultados de exames laboratoriais. Estes achados destacam a necessidade de fortalecer estratégias de controle, com cooperação entre programas locais e nacionais para melhorar a saúde na região.
Externo à Instituição - FRANCISCA BRUNA ARRUDA ARAGAO - UNICEUMA
Interno - 1905982 - ISMALIA CASSANDRA COSTA MAIA DIAS