Banca de DEFESA: RAISA RAMOS DOS ANJOS

2024-03-21 08:09:35.255

DISCENTE: RAISA RAMOS DOS ANJOS
DATA: 21/03/2024
LOCAL: UFMA, Unidade Bom Jesus, Sala de Videoconferência, e link: https://meet.google.com/djd-cvcu-end
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O CLIMATÉRIO ELABORADAS POR MULHERES E SUA IMPORTÂNCIA NOS CUIDADOS EM SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da Mulher. Climatério. Representações Sociais.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Saúde e Biológicas
RESUMO: Introdução: O climatério é uma fase biológica que marca a transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva e ocorre em mulheres com idade entre 40 e 65 anos, sendo caracterizada por uma queda hormonal fisiológica e progressiva de estrogênio e progesterona. Conhecer as representações sociais (RS) elaboradas pelas mulheres pode auxiliar na identificação de crenças, comportamentos, significados, além de explorar as experiências dessas mulheres que vivenciam o climatério e a importância das RS nos cuidados em saúde. Objetivo: Conhecer as representações sociais que as mulheres elaboram sobre o climatério e sua importância nos cuidados em saúde. Caminho metodológico: Trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado da Teoria das Representações Sociais em sua abordagem dimensional, realizado no departamento de atenção básica em duas unidades, no segundo semestre de 2023. A amostra foi composta por 22 mulheres por meio de amostragem não probabilística por conveniência e definida por saturação teórica. Foram incluídas mulheres entre 40 e 65 anos de idade que relatassem sinais e sintomas do climatério e excluídas as que deixaram de menstruar antes dos 40 anos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados entrevista semiestruturada, contendo dados sociodemográficos e questões norteadoras e diário de campo. Os dados foram organizar com auxílio do software IRaMuTeQ e foram realizadas análise léxica, Classificação Hierárquica Descente (CHD) e análise de similitude. Resultados: A partir da CHD o corpus foi constituído em quatro classes: Percebendo os sintomas e a necessidade de cuidados em saúde (informação ou conhecimento); Convivendo com o climatério: mudança de vida (imagem/campo de representação); Sintomas vasomotores (imagem/campo de representação) e Atitudes de cuidado em saúde (posicionamento ou atitude). Associada à análise de similitude, observou-se que as representações sociais elaboradas pelas mulheres auxiliam na compreensão de que estão vivenciando na nova fase da vida, a identificarem os sintomas como próprios do climatério e a tomarem atitudes de cuidado em saúde. Conclusão: O conteúdo elaborado pelas mulheres sobre o climatério direciona à procura por cuidados em saúde, sendo a busca pelos serviços de saúde a principal atitude. Neste contexto para o profissional que realiza o atendimento tem relevante papel, pois seu atendimento e conduta poderá determinar o desfecho do processo de cuidado. Ao conhecer as RS do climatério, os profissionais de saúde podem implementar formas de cuidado utilizando de abordagens integrais e planejadas e que favoreçam a autonomia para que as mulheres possam fazer escolhas eficientes em relação a sua saúde.
Presidente - 1985061 - ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA
Interno - 1905982 - ISMALIA CASSANDRA COSTA MAIA DIAS