Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA VIANA DINIZ

DISCENTE: GABRIELA VIANA DINIZ
DATA: 11/08/2021
LOCAL: Videoconferência - Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: uma proposta metodológica para a alfabetização cultural
PALAVRAS-CHAVES: Educação Patrimonial; Ensino de História; São Luís do Maranhão.
ÁREA: História
SUBÁREA: Teoria e Filosofia da História
RESUMO: Em São Luís do Maranhão, Brasil, que possui o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, concedido pela UNESCO, existe pouca evidencia da adoção da Educação Patrimonial enquanto método de ensino e conscientizador da comunidade. Por isto, a primeira questão que formulo para o projeto é como está se constituindo a prática da Educação Patrimonial nas escolas e órgãos públicos? Como está configurada a prática de ensino escolar pautada no método da Educação Patrimonial? Qual o panorama das políticas públicas existentes no sentido de promover a difusão e a valorização dos bens culturais de nossa cidade? Ou seja, existem projetos já realizados? Quais os procedimentos que um professor deve adotar para iniciar o estudo e a prática da Educação Patrimonial em sala de aula? Insisto nestas questões, pois acredito que o conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades de seu patrimônio cultural são fatores indispensáveis no processo de preservação desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Externo à Instituição - HELOÍSA SELMA FERNANDES CAPEL - UFG