Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: KELLYENNE SILVEIRA SOUZA DATA: 27/08/2021 HORA: 17:00 LOCAL: sala remota com google meet TÍTULO: A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO ENSINO DE HISTÓRIA A PARTIR DA
TEORIA DE REUVEN FEUERSTEIN: uma proposta pedagógica para o ensino fundamental nos anos finais PALAVRAS-CHAVES: Ensino e Aprendizagem. História. Ensino Fundamental. Teoria de Feuerstein. PÁGINAS: 45 GRANDE ÁREA: Ciências Humanas ÁREA: História SUBÁREA: História do Brasil ESPECIALIDADE: História do Brasil República RESUMO: Analisa-se o ensino de História na Educação Básica, mais precisamente no 6º ano do Ensino Fundamental, em uma escola da rede privada de São Luís Estado do Maranhão, para compreender como se dá a problemática de ensinar História a partir das mudanças oriundas da base legal da educação nacional desde a LDB nª9394/1996 até a implantação da Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Procura-se tomar como experimento a Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Feuerstein para perceber a melhoria da aprendizagem dos alunos desse nível de ensino. Para tanto, faz-se uma retrospectiva do ensino e aprendizagem de História nesse nível de educação básica com vistas a percepção da eficácia dessas alterações e por fim aplica-se a Teoria de Feuerstein e analisa-se os resultadas a luz de instrumentos metodológicos de pesquisa. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 407506 - TELMA BONIFACIO DOS SANTOS REINALDO Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO - UFPA Interno - 2091312 - MARIZE HELENA DE CAMPOS