Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDMAR AVELAR SANTOS

DISCENTE: CLEIDMAR AVELAR SANTOS
DATA: 12/08/2021
LOCAL: Videoconferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: YOUTUBE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolar
PALAVRAS-CHAVES: You tube; Videoaulas; Consciência histórica
ÁREA: História
SUBÁREA: Teoria e Filosofia da História
RESUMO: A pesquisa em desenvolvimento visa à análise de videoaulas do YouTube no processo de ensino-aprendizagem escolar, com o objetivo de aprimorar a consciência crítica dos discentes. O conceito de consciência histórica tomado como parâmetro foi o do historiador e filósofo alemão Jorn Rüsen. De acordo com esse teórico, todos os homens são naturalmente dotados de consciência histórica, a qual vai se aperfeiçoando de acordo com as experiências vivenciadas. Sabendo-se que o conhecimento histórico não é restrito ao ambiente escolar e que os jovens escolarizados tem se utilizado cada vez mais de ferramentas alternativas na busca pelo conhecimento, é interessante que os docentes promovam o encontro dessas distintas fontes de saberes. Dessa maneira, o principal objetivo desta pesquisa é investigar como os estudantes vem apreendendo as informações adquiridas na plataforma do YouTube, a partir de videoaulas sobre o tema Escravidão e resistência negras, constantes em canais pré-selecionados, a qual é a maior rede social de vídeos on line da atualidade contando com mais de 2 bilhões de usuários e está entre uma das dez mais acessadas no Brasil. Com tamanha atratividade, sobretudo entre o público jovem, o YouTube demonstra um grande potencial como ferramenta de ensino-aprendizagem de História, ainda mais por ser um espaço aberto de debates de ideias. O produto a ser elaborado tenciona a um só tempo, servir como um material útil para os professores que desejarem valer-se do YouTube em suas aulas e atividades escolares e promover um uso mais crítico dessa plataforma, por parte dos estudantes, com o fito de que estes reflitam e construam suas próprias narrativas acerca de acontecimentos históricos. Ressalta-se que com o surgimento da pandemia de Covid-19, o uso tecnologias digitais intensificou-se, consolidando de vez o uso do YouTube para fins educacionais, o que torna o seu estudo ainda mais pertinente. Alguns questionamentos para os quais busca-se respostas por intermédio desse trabalho são: o que torna as videoaulas do YouTube mais atrativas que as aulas escolares para uma grande parcela dos estudantes? Por que muitas vezes as narrativas apresentadas por docentes e pelos livros didáticos são interpeladas e a dos vídeos do YouTube, por vezes produzidos por pessoas sem formação histórica não? E especialmente, como os docentes podem utilizar essas videoaulas, em sala de aula, na construção do conhecimento histórico e aperfeiçoamento da consciência histórica dos estudantes? E como despertar uma postura mais proativa dos alunos diante das informações adquiridas através desses canais? Até o momento já foi realizado o levantamento dos canais cujas videoaulas serão analisadas. São eles Descomplica, Nerdologia, Impérios AD, ReVisão, Superdidático, e Débora Aladim e Meteoro Brasil. Os critérios utilizados nessa triagem foram: tratarem-se de canais voltados ao ensino de História; o número de inscrições e visualizações, os quais sinalizam para qual tipo de vídeos tem despertado maior interesse e atenção do público-alvo dessa pesquisa; abordarem o tema Escravidão e Resistência negras, escolhido por tratar-se de um tema sensível dentro da História do Brasil e com repercussões visíveis na atualidade e metodologias escolhidas na transmissão das informações, tendo como única exceção o Canal Meteoro Brasil, o qual possui perfil jornalístico. Com efeito, dentre esses canais temos o uso de mapas mentais, de desenhos animados, recursos audiovisuais e acessibilidade da linguagem utilizada. Em sua maioria esses canais são voltados para a preparação dos estudantes para o Enem e vestibulares e também objetivos comerciais, como por exemplo, a plataforma Descomplica e o canal Débora Aladim, que vendem produtos associados aos canais como cursos, camisetas, planos de estudo dentre outros. Procedeu-se a análise prévia de algumas videoaulas desses canais, avaliando-se, dentre os pontos já mencionados, os discursos apresentados por cada Youtuber. Intende-se aplicar questionários com perguntas fechadas e abertas com estudantes do Ensino Médio, após a assistência de videoaulas previamente selecionadas, com vistas a apurar como tem sido a percepção destes acerca dos conteúdos apresentados à luz do referencial teórico sobre consciência histórica adotado, e, a partir desses resultados, elaborar propostas didáticas que associem os saberes dentro do espaço escolar aos saberes adquiridos pela plataforma.
Presidente - 1731357 - MARIA JOSE DOS SANTOS
Interno - 1258231 - THIAGO LIMA DOS SANTOS