Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO CARLOS MESQUITA DE SOUZA

DISCENTE: ANTONIO CARLOS MESQUITA DE SOUZA
DATA: 23/08/2021
LOCAL: Videoconferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: reflexões e proposições a partir da prática pedagógica da EFA Codó
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Pedagogia da Alternância; Metodologia de ensino.
ÁREA: História
SUBÁREA: Teoria e Filosofia da História
RESUMO: O Projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o ensino de História nas séries finais do ensino fundamental na Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wicklein (EFA Codó) por meio dos instrumentos didáticos da Pedagogia da Alternância. A pesquisa será realizada por meio de pesquisa-ação, referenciada nas proposições metodológicas de Thiollen (1986), que defende essa forma de pesquisa para o estudo de uma realidade de forma coletiva e com perspectiva de sua transformação. Nessa perspectiva, a pesquisa-ação deve gerar como produto final uma proposta metodológica de ensino de História em uma perspectiva crítica da realidade e dos conteúdos escolares, que possa referenciar a prática pedagógica dos professores de História nas instituições de ensino que utilizam a pedagogia da Alternância. O processo de análise do objeto de estudo e de construção da proposta metodológica, como atividade de intervenção na realidade estudada (EFA Codó), será orientada nos aportes teóricos da pedagogia histórico-crítica, da pedagogia freireana e na pedagogia da alternância.
Interno - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Presidente - 2293707 - CACILDA RODRIGUES CAVALCANTI