Banca de QUALIFICAÇÃO: EDLAYNE ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: EDLAYNE ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 23/08/2021
LOCAL: Videoconferência através da Plataforma Google Meet
TÍTULO: ENTRE O LOCAL E O GLOBAL: o ensino de história da Amazônia Maranhense por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História Regional e Local; Amazônia Maranhense; Fronteira; TIC’s.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO: Este trabalho objetiva investigar sobre o ensino de História Regional e Local usando como recorte a Amazônia Maranhense, analisando o ensino de história a partir desta, abordando os elementos sociais e culturais que constroem esse espaço como uma “fronteira” (MARTINS, 2019a). Para isso, em aspectos metodológicos, esta pesquisa é colaborativa, atuam nela professores da rede pública de ensino, no nível médio da educação básica, que buscam em conjunto propostas e possibilidades de abordagem da História Regional e Local utilizando as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), privilegiando aspectos como fazeres e narrativas, indivíduos e manifestações sociais e culturais pouco representadas no currículo escolar. Nos serviremos de questionários e encontros on-line, observação de aulas remotas e/ou presenciais. O ponto de partida é a cidade de Imperatriz- MA, por ser esta a cidade com o maior número de escolas da região, bem como uma densidade demográfica acentuada, concentrando nela também os participantes desta pesquisa, oferecendo assim boas condições para o início desse trabalho. Entende-se assim que a Amazônia Maranhense compreende um amplo campo de possibilidades temáticas que podem ser vistas em sala de aula favorecendo a identificação dos indivíduos com a sua própria história bem como a participação nela como sujeitos históricos.
Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO - UFPA
Interno - 1829367 - ROGERIO DE CARVALHO VERAS