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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILSON SANTOS VIEIRA

2021-08-02 15:36:04.992

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON SANTOS VIEIRA
DATA: 26/08/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Ambiente virtual plataforma Google meet
TÍTULO: O QUE EU VEJO, O QUE ME OLHA? Imagens da escravidão e narrativas de estudantes do Centro de Ensino Médio Vicente Maia, em São Luís/MA: da abordagem em livros didáticos a uma proposta de objeto digital de aprendizagem no ensino de História
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Imagens. Livro didático. Historimagem
PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: Teoria e Filosofia da História
RESUMO: A pesquisa tem como objetivo geral investigar as influências que as imagens sobre a escravidão negra e sobre o negro/a, reproduzidas em livros didáticos de História, exercem na percepção identitária dos estudantes, tendo por base suas representações e narrativas e será desenvolvida por meio de um objeto digital de aprendizagem, denominado Historimagem, com estudantes do 2º ano do Centro de Ensino Médio Vicente Maia, em São Luís/MA; Adota-se a hipótese de que as imagens sobre escravidão, presentes em livros didáticos, interferem nas ações de orientação da vida prática dos alunos; para realizarmos este trabalho adotaremos a metodologia da pesquisa-ação, a partir do uso de instrumentos, como formulários estruturados, seminários e fóruns de debates, pelos quais serão colhidas as narrativas dos estudantes e analisadas qualitativamente; Objetivando a elaboração de um instrumento digital de aprendizagem que apresente propostas de trabalho para o ensino de História a partir do estudo de imagens, visa: oportunizar o debate sobre a iconografia da escravidão presente em livros didáticos, refletir sobre as intencionalidades discursivas e possibilitar a valorização da diversidade, da alteridade e do protagonismo do estudante no ambiente escolar. Para tanto, adotamos como referenciais teóricos: no campo da história cultural, os conceitos de representação e apropriação de Roger Chartier e a antropologia da imagem de Hans Belting; No campo do Ensino de História os conceitos de aprendizagem histórica e consciência histórica, tal como propostos por Jörn Rüssen; e, por fim, as análises sobre o livro didático conduzidas por Circe Bittencourt, que constrói sua metodologia de ação observando a funcionalidade e a historicidade do Livro Didático, e Washington Tourinho Junior, que analisa o papel do livro didático como elemento socializador no espaço escolar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1086824 - WASHINGTON TOURINHO JUNIOR
Interno - 407506 - TELMA BONIFACIO DOS SANTOS REINALDO
Externo à Instituição - HELOÍSA SELMA FERNANDES CAPEL - UFG

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