Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ CARVALHO LIMA JÚNIOR

DISCENTE: JOSÉ CARVALHO LIMA JÚNIOR
DATA: 27/08/2021
LOCAL: Ambiente virtual plataforma Google meet
TÍTULO: EDUCAR PELA CIDADE: a Educação Patrimonial como estratégia didático metodológica para o ensino de História em Brejo, Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, Cultura, Educação Patrimonial, cidade.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO: Esta pesquisa está centrada no esforço de estudar a História da cidade de Brejo, localizada no Estado do Maranhão a partir de seu patrimônio material cultural e seus espaços de memórias, identidades e sociabilidades tendo como objetivo principal a elaboração de um catálogo histórico da cidade. O estudo sobre o patrimônio material cultural pretende analisar como determinados espaços monumentalizados, tais como igrejas, praças e clubes recreativos servem de base para se conhecer e compreender a história da cidade e consequentemente demonstrar como a articulação entre Educação Patrimonial e Ensino de História na educação básica transformou-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico. Ao articular passado e presente os discentes conseguirão pensar sua importância enquanto sujeitos históricos, compreendendo-se com parte substancial na construção social de sua comunidade, fortalecendo sua identidade local e, consequentemente, percebendo-se como agentes transformadores da História de sua localidade. Ao entrecruzar o Ensino de História com a Educação Patrimonial a pesquisa analisará os espaços da cidade como palco para a produção do conhecimento histórico escolar, desenvolvendo, junto aos alunos: uma consciência histórica, através de um resgate das identidades e das memórias; e um sentimento de pertencimento nos diversos segmentos da sociedade a partir da construção de conexões entre os lugares onde vivem e a produção do conhecimento histórico. Como produto deste trabalho estamos propondo a construção de um catálogo histórico sobre o patrimônio material que servirá de subsidio para estudos sobre a História de Brejo nas escolas de educação básica.
Presidente - 1086824 - WASHINGTON TOURINHO JUNIOR
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA