Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA VIANA DINIZ

DISCENTE: GABRIELA VIANA DINIZ
DATA: 11/08/2021
LOCAL: Videoconferência - Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: uma experiência com plataformas digitais no Centro Histórico de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias digitais; Educação Patrimonial; Ensino de História; Centro Histórico; São Luís.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO: O ensino de História pode ser atrelado aos objetivos de um patrimônio cultural, afinal, ambos pretendem fomentar a memória e legitimar poderes, ainda que cada qual à sua maneira. No entanto, a educação patrimonial é um tema ausente ou pouco comum na atual agenda do ensino básico brasileiro. O problema consiste em que, em nossa cidade há pouca evidência da adoção da Educação Patrimonial enquanto campo de atuação conscientizador da comunidade. Sobre as iniciativas implementadas em São Luís ligadas a este campo daremos enfoque a dois projetos que se utilizam de tecnologias digitais para sensibilizar os moradores de São Luís, principalmente os jovens, para a questão da preservação patrimonial, plantando uma ideia nova através de uma abordagem diferente, com o uso de tecnologias como realidade aumentada e ambientes imersivos, bem como servem como ferramentas pedagógicas para professores selecionarem os locais a serem visitados por seus alunos no Centro Histórico de São Luís. Desta feita, pretendemos analisar as práticas escolares relacionadas à Educação Patrimonial presentes em nossa conduta docente em escola da rede privada, com o aporte de tecnologias digitais, bem como a existência de políticas públicas voltadas para este tema nos órgãos oficiais, na secretaria de cultura do Estado do Maranhão, contribuindo assim, para que seja elaborada uma visão ampliada e crítica do contexto de sua aplicabilidade e difusão no ensino de história pela comunidade docente da educação básica. Abordaremos o tema por meio da pesquisa qualitativa, com pesquisa bibliográfica, onde serão os sujeitos participantes, funcionários dos órgãos visitados e alunos participantes das aulas, totalizando 4 entrevistados.
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO - UFPA