Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIVALDO CONCEIÇÃO PEREIRA

DISCENTE: ELIVALDO CONCEIÇÃO PEREIRA
DATA: 31/08/2021
LOCAL: videoconferência, plataforma Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIAS SILENCIADAS NA SALA DE AULA: promovendo visibilidade à História e Cultura Afro- Brasileira por meio de um diálogo entre o livro didático e acervos museológicos virtuais
PALAVRAS-CHAVES: História Afro-Brasileira; Educação para as Relações Étnico-Raciais; Livro Didático; Museu Virtual; Guia Didático-Pedagógico.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO: Este projeto apresenta uma discussão sobre a adoção da história e da cultura afro-brasileira no currículo escolar a partir da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Problematiza a invisibilidade dos negros no livro didático e as limitações desse material para ensinar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas. Considerando essas reflexões, propomos uma metodologia de ensino para a educação das relações étnico-raciais que visibilize positivamente a trajetória dos afro-brasileiros no ensino de História. Essa metodologia será disposta em um guia didático-pedagógico que elaboraremos a partir do uso de materiais disponíveis em museus virtuais, associados ao que os livros didáticos já apresentam de significativo sobre o tema. Para a elaboração desse guia, objetivamos, primeiramente, analisar representações (ou processos de invisibilização) sobre a história e a cultura afro-brasileira em livros didáticos e o modo como essas representações têm aparecido em acervos de museus virtuais. A escolha se dá por entender que a combinação entre conteúdos qualitativos dispostos nos livros didáticos e acervos de museus podem, de modo aliado, ser usados para a adoção de práticas de ensino e aprendizagem eficazes, voltadas para o tema da história e cultura afro-brasileira e, por conseguinte à promoção da educação para as relações étnico-raciais. Para o contexto brasileiro atual, é necessário que o ensino de história venha a corroborar com a desconstrução de discursos e práticas racistas contra os afro-brasileiros, promovendo uma formação crítica dos processos históricos e culturais que envolvem esses grupos e uma compreensão cidadã que engloba o respeito à diversidade nacional.
Externo à Instituição - MARY ANGELICA COSTA TOURINHO - UESPI
Interno - 2518225 - RAIMUNDO INACIO SOUZA ARAUJO