Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO AURÉLIO SALAZAR VIEIRA

DISCENTE: MARCO AURÉLIO SALAZAR VIEIRA
DATA: 17/08/2021
LOCAL: videoconferência, plataforma Google Meet
TÍTULO: METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO DE HISTÓRIA: usos e possibilidades no ensino fundamental na rede municipal de educação em São Luís.
PALAVRAS-CHAVES: Metodologias Ativas; Ensino de História; Educação, Tecnologia.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO: Este projeto nasce da necessidade permanente de rever práticas educativas relacionadas ao ensino de história na rede pública municipal de são luís em seus anos finais do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, propor soluções educacionais ativas, permeadas pela tecnologia, que possam ser capazes de modificar a forma como estudantes se relacionam com o conhecimento histórico. Estas soluções, que serão apresentadas como produto desta pesquisa, consistem em um conjunto de atividades pedagógicas e sequências didáticas, com temas relativos ao currículo escolar de história dos anos finais do ensino fundamental, apresentados de maneira interativa, lúdica e ativa, com suporte tecnológico. A pesquisa como um todo estará estruturada em etapas. Em um primeiro momento será apresentada uma reflexão sobre o ensino de história e seus desafios na contemporaneidade. Em um segundo momento, pretende-se dar respostas a uma das perguntas mais inquietantes que tem confrontado os educadores na atualidade: como dar conta das demandas educacionais na contemporaneidade? E mais precisamente, como as crianças e jovens de hoje interagem com o mundo, consigo, com seu meio e com o conhecimento? Em terceiro lugar, faz-se necessário uma revisão da literatura atual sobre o tema das metodologias ativas e seus impactos na aprendizagem. Pretende-se com isso identificar o atual “estado da arte” do tema, compreendendo seus conceitos e tipologias e percebendo como seu uso pode transformar a didática da história. Por fim, busca-se relacionar as metodologias ativas com o processo de ensino e aprendizagem e história, explorando possibilidades reais de atividades que insiram essas metodologias em seu escopo, tornando o processo mais dinâmico, interativo e colaborativo. O resultado da aplicação destas possibilidades é o que chamaremos de produto.
Externo à Instituição - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO - UEMA
Presidente - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO - UFPA