Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA REGINA OLIVEIRA COELHO

DISCENTE: ADRIANA REGINA OLIVEIRA COELHO
DATA: 10/09/2021
LOCAL: Videoconferência, plataforma Google Meet
TÍTULO: EXPERIÊNCIA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: a aula oficina como proposta de metodologia ativa
PALAVRAS-CHAVES: Oficinas-históricas; Ensino de História; Aprendizagem; Escola; São Luís,MA
ÁREA: História
SUBÁREA: História Moderna e Contemporânea
RESUMO: Quais ideias os alunos da rede básica de ensino trazem para as aulas de História? Como tem sido sua relação com o conhecimento histórico? Quais são os desafios que cercam essa relação? Tais questões podem ser refletidas à luz da Educação Histórica e, de acordo com a historiadora Isabel Barca (2012), os estudos que se debruçam sobre a área estão dedicados a compreender como crianças e jovens constroem suas ideias sobre evidencia, significância ou mudança em História. Nesse sentido, o ensino de História enquanto objeto de estudo desta pesquisa, apresenta como problemática a construção da consciência histórica, a partir de uma proposta metodológica de ensino. Nota-se que, é preciso considerar também, o compromisso do professor em ressignificar o processo ensino-aprendizagem, isto é, propor práticas de ensino com referenciais de aprendizagem que possibilitem o estudante sair do papel de expectador para ocupar um lugar de sujeito ativo nesse processo. Assim, este projeto propõe como Metodologia de Ensino Ativa a Aula-Oficina, aqui entendida como fio condutor para essa educação almejada, pois, os estudantes serão estimulados a perceberem as nuances do saber histórico, quando em situação de experiência com fontes e documentos históricos. Dessa forma, poderão se distanciar da ideia simplista que atribui ao conhecimento histórico somente a memorização de datas e eventos, realizando pouca ou nenhuma conexão com a própria realidade. Alinhado ao propósito do ProfHistória, que busca a formação continuada dos professores de História voltada para a inovação da prática docente, este projeto tem como foco a materialização de teorias que envolvem diretamente professor e estudante no exercício do ensino e aprendizagem de História a partir das Oficinas-históricas.
Presidente - 2091312 - MARIZE HELENA DE CAMPOS
Interno - 2518225 - RAIMUNDO INACIO SOUZA ARAUJO