Banca de QUALIFICAÇÃO: BERNARDO COELHO FERREIRA JUNIOR

DISCENTE: BERNARDO COELHO FERREIRA JUNIOR
DATA: 13/10/2021
LOCAL: Videoconferência, plataforma Google Meet
TÍTULO: QUADRINHOS E APRENDIZAGEM HISTÓRICA: contribuições do ensino de história diante das relações étnico-raciais na escola.
PALAVRAS-CHAVES: História em Quadrinhos. Ensino de história. Aprendizagem histórica. Representações. Racismo na escola.
ÁREA: História
RESUMO: O uso de novas linguagens como metodologia de ensino com vista ao impacto na qualidade do ensino de história perpassa pelas mudanças na concepção de história, ensino de história e na escrita da história desde a virada linguística dos anos 1960-70. O estudo das relações étnico-raciais no ensino de história através da linguagem dos quadrinhos segue a linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas do programa de mestrado profissional PROFHISTÓRIA com o objetivo de utilizar os quadrinhos como metodologia de ensino para a aprendizagem histórica e a consciência das relações étnico-raciais na escola. A busca por uma aula de qualidade passa pelo combate as discriminações e ao racismo na sociedade e no contexto escolar, para isso o uso de novas metodologia e linguagens como a história em quadrinhos, por ser uma literatura que se aproxima do cotidiano do aluno, também incentivam o gosto pela leitura e a ludicidade no aprender, motivaram o estudo desta para um ensino de história mais inclusivo. Os quadrinhos “Balaiada – A guerra do Maranhão” e “O Mulato” serão os documentos de análise das representações sobre os escravizados na sociedade maranhense do século XIX e dentro dessa discussão trazer o debate para as questões das relações étnico-raciais na escola. Com o trabalho de autores sobre as histórias em quadrinhos RAMOS (2020), VERGUEIRO ( 2020) CHINEN (2019), VILELA (2020), BARBIERI (2017) e POSTEMA (2018), sobre história e as representações de CERTEAU (2010), CHARTIER (2002,), HALL (2016), e ensino de história RÜSEN (2016) foi traçado o referencial teórico da pesquisa A metodologia adotada parte de uma abordagem qualitativa do tipo exploratória do objeto, e na construção do estudo a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa colaborativa com o uso de instrumentos pesquisa compatíveis para a análise de conteúdo dos materiais coletados através de questionários e observações etnográfica. Com a pesquisa pretende-se uma proposta para melhoria do ensino de história e o combate ao racismo na escola.
Presidente - 1207444 - ACILDO LEITE DA SILVA
Externo ao Programa - 1796582 - JOSE CARLOS ARAGAO SILVA