Banca de DEFESA: ADRIANA REGINA OLIVEIRA COELHO

DISCENTE: ADRIANA REGINA OLIVEIRA COELHO
DATA: 30/08/2022
LOCAL: Videoconferência, plataforma Google Meet
TÍTULO: POSSIBILIDADES E LIMITES DA AULA OFICINA PARA O ENSINO – APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. Ensino e aprendizagem em espaços não-formais. Métodos de ensino.
ÁREA: História
SUBÁREA: História das Ciências
RESUMO: Este trabalho tem como tema as metodologias do ensino de História. Refletindo sobre a epistemologia do ensino e da aprendizagem de História. Mensurando como as metodologias ativas podem contribuir para uma aprendizagem histórica significativa, em oposição aos métodos tradicionalmente utilizados. Analisa as potencialidades e limites da aula oficina para o ensino e aprendizagem de História. Aponta o modelo de Aula Oficina como proposta metodológica que é de protagonismo do estudante e não da perspectiva da aula “catequética”. Analisa os impactos do uso de fontes históricas pelos estudantes e sugere modelos de aulas oficinas para os professores de História, utilizarem com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II. Para tanto, metodologicamente foram feitas pesquisas e reflexões bibliográficas do campo da História e da Educação. Por fim, apresentamos o produto, Caderno Pedagógico, que é um conjunto de Oficinas Históricas para serem aplicadas nas aulas de História para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II.
Externo ao Programa - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Presidente - 2091312 - MARIZE HELENA DE CAMPOS