Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: GABRIELA VIANA DINIZ

2022-09-13 09:41:23.448

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA VIANA DINIZ
DATA: 23/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência, plataforma Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA: experiências com plataformas digitais envolvendo o Centro Histórico de São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Educação Patrimonial; Cultura visual, mídias e linguagens; Centro Histórico de São Luís; Tecnologias Digitais.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História do Brasil República
RESUMO: Esta pesquisa versa sobre Educação Patrimonial e Ensino de história por meio das tecnologias digitais tendo como objeto o Centro Histórico de São Luís/MA. Este trabalho é direcionado a professores que atuam no Ensino Médio da Educação Básica. Focalizamos três tecnologias digitais: o Circuito de Visita Cultural (SECMA/MA), o Projeto Semente Digital (LABCOM/UFMA) e o Curso PATnet: curso de Educação Patrimonial online sobre o Centro Histórico de São Luís (UEMANET). A metodologia empregada na pesquisa está baseada numa discussão bibliográfica apoiada nos conceitos de patrimônio, monumento, educação patrimonial, patrimonialização, ensino de história e tecnologias digitais aplicadas ao estudo de patrimônio. O método de trabalho também consiste em pesquisa qualitativa sobre as tecnologias digitais, enquanto ferramentas para trabalhar a Educação Patrimonial na Educação Básica. A História Oral também foi empregada, uma vez que foram realizadas entrevistas com os sujeitos envolvidos nas plataformas digitais analisadas. Com esta investigação, pretendemos socializar com professores da Educação Básica as experiências da docente/pesquisadora com a Educação Patrimonial no Centro Histórico de São Luís mediadas pelas tecnologias digitais, a fim de tornar mais lúdico e significativo o processo ensino/aprendizagem dos alunos envolvidos. O Produto consiste na produção de quatro podcasts com orientações para docentes de História e áreas afins sobre como trabalhar com a Educação Patrimonial no Centro Histórico de São Luís, por meio de tecnologias digitais em sala de aula e fora dela, a fim de promover um ensino de História mais comprometido com o local e a consciência histórica.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Externo à Instituição - HELOÍSA SELMA FERNANDES CAPEL - UFG
Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO

fim do conteúdo