Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: TERESA HELENA MENDONÇA CORREA GARCIA PENNA

2022-10-18 16:05:54.212

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERESA HELENA MENDONÇA CORREA GARCIA PENNA
DATA: 04/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência
TÍTULO: ENSINO DE HISTÓRIA E DIREITOS HUMANOS: a construção da aprendizagem histórica através da gamificação
PALAVRAS-CHAVES: Cidadania Ativa, Cultura Digital, Direitos Humanos, Ensino de História, Gamificação.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: Teoria e Filosofia da História
RESUMO: Esta pesquisa tem como escopo analisar as conexões do ensino de História com a Educação em Direitos Humanos enquanto prática interdisciplinar da educação básica, incluindo nas aulas de história do ensino médio discussões sobre as violações dos direitos humanos a partir das abordagens didáticas relacionadas com a Segunda Guerra Mundial, tomando como referência o recorte sobre o Holocausto e a Intolerância religiosa. Assim, analisamos diversos autores como Benevides (2000), Hunt (2009), Santos (2014) e Piovesan (2007) sobre direitos humanos, Daros e Camargo (2018), Bacich (2018) e Moran (2018) sobre metodologias ativas, Alves (2015), Filatro e Cavalcanti (2018) sobre a gamificação, Bitterncourt (2018), Boto (2005), Rüsen (2015), Schmidt (2014), Fonseca (2010) sobre a didática e metodologia do ensino de história. A partir de uma investigação bibliográfica para desenvolver tanto a pesquisa como o produto, consideramos os aspectos históricos e a legislação educacional que direcionam os princípios da educação e da educação em direitos humanos, contidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH, 2013) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Dessa maneira, a abordagem teve como foco a práxis pedagógica do docente de História, a partir da compreensão do ensinar e mediar, com base nesses princípios universais, e das dificuldades relacionadas ao domínio das tecnologias em sala de aula. Por fim, buscamos, por meio da elaboração de um e-book, direcionado para educadores e educadoras da Educação Básica, apresentar os resultados obtidos com a pesquisa, destacando questões relevantes sobre a temática, na perspectiva de criar uma oportunidade para aprofundar o debate na sala de aula e o uso de tecnologias aplicando a gamificação como recurso metodológico, motivando docentes e discentes à prática de uma cidadania ativa e à compreensão de serem protagonistas da história e agentes transformadores da realidade social na qual se inserem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1875517 - MARCELO PAGLIOSA CARVALHO
Externo à Instituição - RODRIGO SARRUGE MOLINA - UFES
Interno - 1798230 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA

fim do conteúdo