Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: ELIVALDO CONCEIÇÃO PEREIRA

2022-12-01 19:24:50.35

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIVALDO CONCEIÇÃO PEREIRA
DATA: 22/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: COMBATENDO NECROMEMÓRIAS: práticas educativas para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira por meio de um diálogo entre o livro didático e acervos museológicos virtuais
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História Afro-Brasileira; Educação para as Relações Étnico- Raciais, Livro Didático; Museus Virtuais.
PÁGINAS: 240
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO: Esta dissertação apresenta uma discussão sobre a adoção da história e da cultura afro- brasileira no currículo escolar a partir da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Problematiza a invisibilidade dos negros no livro didático e as limitações desse material para ensinar a história e a cultura afro-brasileira nas escolas. Considerando essas reflexões, propõe uma metodologia de ensino para a educação das relações étnico-raciais que visibilize positivamente a trajetória dos afro- brasileiros no ensino de História. A metodologia aqui desenvolvida foi elaborada a partir do uso de materiais disponíveis em museus virtuais, associados ao que os livros didáticos já trazem de significativo sobre o tema. Também envolveu a pesquisa participativa, pois contou com os(as) alunos(as) do sexto, sétimo, oitavo e nono anos da UEB Saraiva Filho, vinculada a rede municipal de educação de São Luís-MA. Para a elaboração dessa metodologia de ensino, analisamos as representações (ou processos de invisibilização) sobre a história e a cultura afro-brasileira em livros didáticos e o modo como essas representações têm aparecido em acervos de museus virtuais. A escolha se deu por entender que a combinação entre conteúdos qualitativos dispostos nos livros didáticos e acervos de museus devem, de modo aliado, ser usados para a adoção de práticas de ensino e aprendizagem eficazes, voltadas para o tema da história e cultura afro-brasileira e, por conseguinte, à promoção da educação para as relações étnico-raciais. Para o contexto brasileiro atual, é necessário que o ensino de História venha a corroborar com a desconstrução de discursos e práticas racistas contra os afro-brasileiros, promovendo uma formação crítica dos processos históricos e culturais que envolvem esses grupos e uma compreensão cidadã que engloba o respeito à diversidade nacional. Apresento, no quarto capítulo, em forma de proposta didática, a metodologia aqui desenvolvida, pois é onde descrevo todas as etapas realizadas em sala de aula e os resultados das pesquisas dos(as) alunos(as) nos acervos museológicos virtuais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798230 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA
Interno - 2518225 - RAIMUNDO INACIO SOUZA ARAUJO
Externo à Instituição - MARY ANGELICA COSTA TOURINHO - UESPI

fim do conteúdo