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Banca de DEFESA: JOSÉ CARVALHO LIMA JÚNIOR

2022-12-10 10:31:53.765

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARVALHO LIMA JÚNIOR
DATA: 05/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: EDUCAR PELA CIDADE: a Educação Patrimonial como estratégia didático-metodológica para o ensino de História em Brejo, Maranhão.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; Cultura; Educação Patrimonial; Cidade.
PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO: Esta pesquisa está centrada no esforço de estudar a História da cidade de Brejo, localizada no Estado do Maranhão a partir de seu patrimônio material cultural e seus espaços de memórias, identidades e sociabilidades, tendo como objetivo principal a elaboração de um livro paradidático sobre o patrimônio histórico cultural da cidade. O estudo sobre o patrimônio material cultural pretende analisar como determinados espaços monumentalizados, tais como igrejas, praças, casarões, edifícios, servem de base para se conhecer e compreender a história da cidade e consequentemente demonstrar como a articulação entre Educação Patrimonial e Ensino de História na educação básica transformou-se em uma ferramenta importante para o desenvolvimento do aprendizado histórico. Ao articular passado e presente os discentes conseguirão pensar sua importância enquanto sujeitos históricos, compreendendo-se como parte substancial na construção social de sua comunidade, fortalecendo sua identidade local e, consequentemente, percebendo-se como agentes transformadores da História de sua localidade. Ao entrecruzar o Ensino de História com a Educação Patrimonial, a pesquisa analisará os lugares de memórias e os espaços de sociabilidades da cidade como palco para a produção do conhecimento histórico escolar, desenvolvendo, junto aos alunos: uma consciência histórica, através de um resgate das identidades e das memórias; e um sentimento de pertencimento nos diversos segmentos da sociedade a partir da construção de conexões entre os lugares onde vivem e a produção do conhecimento histórico. Como produto deste trabalho, estamos propondo a construção de um livro paradidático sobre o patrimônio histórico cultural que servirá de subsídio para estudos sobre a História de Brejo nas escolas de educação básica.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 407600 - ANTONIA DA SILVA MOTA
Externo à Instituição - MARY ANGELICA COSTA TOURINHO - UESPI
Presidente - 1086824 - WASHINGTON TOURINHO JUNIOR

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