Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: CLEIDMAR AVELAR SANTOS

2023-01-05 15:02:40.496

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEIDMAR AVELAR SANTOS
DATA: 24/01/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: YOUTUBE E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolar
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História. História Pública. YouTube. Consciência histórica. Didática da História. Relações étnico-raciais.
PÁGINAS: 187
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
SUBÁREA: Teoria e Filosofia da História
RESUMO: O trabalho desenvolvido investigou as possibilidades de uso de vídeos do site YouTube nas aulas de História. O problema impulsionador foi a passividade dos estudantes diante dos conteúdos históricos exibidos nos canais dessa plataforma, não questionando as informações adquiridas por esse meio e ignorando os fatores que influenciam a produção desses materiais. Por isso, os objetivos traçados foram analisar vídeos do YouTube pré-selecionados com o recorte “Escravidão e Resistência negras” visando sua inclusão no processo de aprendizagem histórica, com maior reflexão e rigor científico, estabelecer um diálogo entre os saberes históricos prévios dos estudantes e os aprendidos na escola, possibilitando sua aplicação na vida prática e ampliar a consciência histórica, segundo proposto por Jorn Rüsen. A metodologia ocorreu em três fases: na primeira, procedeu-se à seleção e exame dos vídeos sobre o tema escolhido, através de critérios como linguagem, recursos técnicos-metodológicos, dentre outros e operou-se a análise do discurso; na segunda, aplicou-se questionário misto sobre o objeto da pesquisa e realizaram-se debates em Grupo Focal sobre o tema definido. Por fim, procedeu-se ao exame dos dados à luz dos referenciais teóricos da Didática da História. Pelos resultados encontrados, concluiu-se que o uso do YouTube para fins educacionais cresceu, demonstrando potencial didático que oferece vasto campo a ser explorado pelos docentes de História. Seus vídeos podem ser aproveitados em qualquer etapa da aprendizagem e desenvolver a consciência histórica, fornecendo múltiplas narrativas. Favorecem ainda, o diálogo entre presente e passado, essência do saber histórico. De fácil manuseio, perde somente para o WhatsApp como rede social mais acessada do país. Com base nestas considerações, formulou-se um produto intitulado “Usando vídeos do Youtube para trazer um novo olhar sobre a Escravidão e Resistência negras”, sequências didáticas com orientações que buscam promover aulas de História mais dinâmicas e afinadas com a realidade discente.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1731357 - MARIA JOSE DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARY ANGÉLICA COSTA TOURINHO - UESPI
Interno - 1798230 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA

fim do conteúdo