Banca de DEFESA: EDLAYNE ALVES DE OLIVEIRA

DISCENTE: EDLAYNE ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 27/03/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: HISTÓRIAS DA FRONTEIRA: O ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL DA AMAZÔNIA MARANHENSE.
PALAVRAS-CHAVES: História Regional e Local, Fronteira, Amazônia Maranhense, Consciência Histórica.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
RESUMO: A temática deste trabalho apresenta o estudo de história regional e local entendendo a importância das temáticas para o desenvolvimento da identidade dos indivíduos, e o desenvolvimento da consciência histórica. Quanto ao objetivo deste trabalho, destacamos que é investigar como se apresenta o ensino de História Regional e Local na Amazônia Maranhense. Assim, pesquisar formas de abordagem dessa temática em sala de aula, traçando como metodologia de pesquisa o diálogo com professores de história da rede pública no ensino médio, observando a disponibilidade de materiais, as estratégias realizadas em sala, as aulas e as experiências desta pesquisadora em chão de escola, bem como as considerações dos discentes quanto à temática, relacionando-as ao território que é o da Amazônia Maranhense e a concepção de Fronteira. O benefício que se projeta alcançar com a feitura deste trabalho está na ampliação da forma de se explorar o ensino de História Regional e Local na prática cotidiana de professores(a)s atuantes na Amazônia Maranhense, oportunizando o desenvolvimento de materiais didáticos, bem como de narrativas menos privilegiadas, a serem ouvidas e ou pesquisadas. A metodologia utilizada para explorar a temática contou com uma pesquisa com professores submetidos a formulário online e os relatórios realizados pelos alunos em pesquisa ação desenvolvida. Para isso fizemos uso de autores como Jörn Rusen no sentido de explorar o conceito e desenvolvimento de consciência histórica e de José de Sousa Martins no que diz respeito ao conceito de Fronteira Sociológica. Os elementos e resultados apresentados nesta pesquisa se mostraram bastante significativos, para entender os contextos culturais e históricos dos indivíduos fronteiriços.
Presidente - 1829367 - ROGERIO DE CARVALHO VERAS
Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO