Banca de QUALIFICAÇÃO: ROMÁRIO CHAVES OLIVEIRA

DISCENTE: ROMÁRIO CHAVES OLIVEIRA
DATA: 16/11/2023
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DE HISTÓRIA E O TERECÔ DE CODÓ/MA: saberes docentes e propostas didáticas.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História e Cultura Afro-brasileira; Terecô.
ÁREA: História
SUBÁREA: História do Brasil
ESPECIALIDADE: História Regional do Brasil
RESUMO: O projeto de pesquisa tem como objetivo construir um livro paradidático com a trajetória de vida da mãe de santo Nilza Viana no Terecô a ser utilizado nas escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município de Codó/MA. Assim, operacionalizará conceitos, como cultura, identidades, à luz de Hall (2002); confronto de representações com Laville (2011), consciência histórica por meio de Rüsen (2015); Ensino de História em Bittencourt (2009) e, por último, religiosidade afro-brasileira, dialogando com Coelho (2016) e Carvalho (2009). Para a realização deste estudo optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Assim, usaremos entrevistas com o intuito de reunir informações acerca de como os professores estão trabalhando a Lei 10.639/03 em sala de aula e como abrangem o Terecô, visto que é uma religião de grande expressividade no município de Codó. De modo que ao realizar essas entrevistas, pretende-se coletar que referenciais culturais estão sendo valorizados nas práticas de ensino da disciplina de História. Este estudo apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os espaços e não espaços ocupados pelo Terecô nas práticas de Ensino dos professores de História, uma vez que o ambiente escolar é um local propício para desconstruir o preconceito religioso estabelecido na cidade e promover diálogos possíveis que constroem e fortalecem novas identidades.
Externo ao Programa - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Interno - 2091312 - MARIZE HELENA DE CAMPOS