Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE ROCHA DE ABREU

DISCENTE: EDILENE ROCHA DE ABREU
DATA: 01/11/2023
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: A ESTÉTICA NEGRA COMO SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA ANTIRRACISTA NO ESPAÇO ESCOLAR
PALAVRAS-CHAVES: Estética negra; Educação Antirracista; Movimento Negro.
ÁREA: História
RESUMO: A educação para as relações étnico-raciais é uma maneira de contribuir para uma sociedade inclusiva, principalmente quando relacionada com as experiências dos próprios alunos e por abranger ações que valorizem a autoestima e o empoderamento. Nesse sentido, o objetivo deste projeto de pesquisa é possibilitar aos alunos meios de dialogar e aprender com o movimento negro, tendo como foco a estética e a corporeidade como símbolo de resistência em uma sociedade que, ainda, mantém padrões definidos pelo processo de colonização. Dessa forma, o ensino amplia o foco do currículo escolar de uma história eurocêntrica para uma história do Brasil que valorize sua diversidade cultural, em conformidade com a Lei 10639 (Ensino de história e cultura afro-brasileira e africana), de 2003 que altera a Lei 9394\96 (Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional) sobre o ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Nesse sentido, buscamos estreitar os laços da escola com o movimento negro, trocando experiências com o Movimento Crespos Cacheados da cidade de Caxias – MA que já realiza um trabalho com à juventude negra. Para expressar a aplicabilidade desta pesquisa, será produzida uma cartilha educativa como material pedagógico para que os professores possam desenvolver atividades sobre a estética negra. A escola representa, nesse caso, a possibilidade de socialização das experiências vividas pelos alunos em relação à estética negra como símbolo de resistência e luta antirracista, por meio de ações afirmativas.
Presidente - 1875517 - MARCELO PAGLIOSA CARVALHO
Interno - 1798230 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA