Banca de QUALIFICAÇÃO: WELTON VALE PEREIRA

DISCENTE: WELTON VALE PEREIRA
DATA: 01/11/2023
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: SABERES HISTÓRICOS E O ENSINO DE HISTÓRIA:o Seminário de Ensino e Pesquisa (SEMIP) como incentivo à pesquisa nos anos finais do Ensino do Fundamental”.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História; História e Pesquisa; Projetos.
ÁREA: História
RESUMO: A pesquisa, intitulada "SABERES HISTÓRICOS E O ENSINO DE HISTÓRIA: o Seminário de Ensino e Pesquisa (SEMIP) como incentivo à pesquisa nos anos finais do Ensino do Fundamental", tem como a problema central o ensino de História a partir de uma metodologia desenvolvida e aplicadas para formação do aluno como sujeito-histórico. Algumas palavras necessárias. Sabemos que no Brasil, o Ensino de História enfrenta enormes desafios como o negacionismo histórico, que são considerados com irrelevante importância para o Estado que promove, com finalidade de manutenção de poder sem intervenções conscientes e históricas, a condução de um ensino de maneira tecnicista sem fundamentos sociais, propondo formular uma sociedade com ideais liberais, sem compreensão de conceitos. Considerando tais pontos, se faz necessário apresentar a importância do Ensino de História e como esse serve para alertar a sociedade de que é importante lutar contra as diversas formas de exclusão criadas pelo sistema. Ao mesmo tempo, é importante apresentar os meios para que seja efetiva a atuação do professor-pesquisador em sala de aula e na formação do aluno-pesquisador. Nesse sentido, tem-se como objetivo principal contribuir com o processo de ensino/aprendizagem com a implementação de um projeto de incentivo à pesquisa como método para o Ensino de História, além de destacar a importância do reconhecimento histórico do tempo, espaço e memória para atuação do sujeito na sociedade.
Externo ao Programa - 1798237 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Presidente - 2091312 - MARIZE HELENA DE CAMPOS