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Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIZANGELA DE SOUSA FERREIRA

2023-10-25 16:12:43.987

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIZANGELA DE SOUSA FERREIRA
DATA: 22/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Vídeo conferência - Plataforma Google Meet
TÍTULO: ENSINANDO A HISTÓRIA DE SÃO LUÍS ATRAVÉS DA IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de História, História Local, Igreja de Santo Antônio, Educação Patrimonial.
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO: O presente trabalho emerge da reflexão sobre os inúmeros problemas vivenciados no ensino de História, principalmente da História de São Luís, pelo público discente e docente, quanto aos materiais didáticos e metodologias empregadas para ministrar as aulas, tornando a aplicabilidade da disciplina carente de conhecimentos importantes sobre a história regional e sua valorização, por isso seu objetivo é propor metodologias usando a Igreja de Santo Antônio enquanto patrimônio para o ensino da história de São Luís. Para isso, será feita uma pesquisa de cunho qualitativo, com a intenção de levantar dados sobre a Igreja de Santo Antônio e assim torná-la uma ferramenta de estudo e ensino. Para o desenvolvimento desta pesquisa, coletou-se trabalhos que abordassem os conceitos de Ensino de História, História Local e Educação Patrimonial. Inicialmente, foi feito um levantamento no Banco de Dissertações do programa PROFHISTÓRIA, direcionado ao Ensino de História e aos estudos relacionados ao patrimônio, à educação patrimonial, à memória e à história local. Feito isso, foram consultados artigos, livros e os mais variados autores em busca de contribuições para a elaboração da presente. Observou-se que os alunos do Ensino Médio tem pouco ou quase nenhum contato com sua história regional, em decorrência de alguns fatores, como a baixa abordagem nos livros didáticos e poucos recursos aos professores, e a pouca evidência em nossa cidade da adoção da Educação Patrimonial enquanto campo de atuação conscientizador da comunidade. Fatores esses que contribuem também para a pouca valorização local, desconhecimento do público geral sobre fontes históricas, como a Igreja, e de sua importância na construção da história da cidade, o que será explicado no decorrer da pesquisa. No entanto, constata-se que o ensino de História de São Luís, apesar de muitas vezes ser visto em segundo plano, possui ferramentas para seu estudo e ensino, esta é a proposta da pesquisa, a elaboração de um Guia pedagógico com aulas feitas a partir e com a o objeto de estudo. O uso da Igreja, com o devido planejamento, pode deixar de ser vista apenas como local religioso, tonando-se um método facilitador para o ensino, ocasionando um maior interesse e valorização pela história regional.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 343.634.083-91 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO
Presidente - 1731357 - MARIA JOSE DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1877420 - WHERISTON SILVA NERIS

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